quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Presidente Lula recebe representantes do sindicalismo internacional

Gov.br/planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro, comitiva da Confederação Sindical Internacional, CSI, liderada por seu presidente, Luc Triangle. A Confederação faz seu Congresso Mundial no Brasil.

Na reunião no Palácio do Planalto, Triangle lembrou que o movimento sindical internacional é o maior movimento social do mundo, parabenizou Lula pela atuação na presidência do Brasil e do G20 e a declaração da cúpula, que contém linguagem clara sobre redução de desigualdades e direitos trabalhistas. “O seu papel como presidente do Brasil e também o seu papel pessoal não podem ser subestimados.”

Na comitiva estavam representantes sindicais dos Estados Unidos, Nigéria, Moldávia, Noruega, África do Sul, Japão e Venezuela e, entre outros países. O presidente da CSI também declarou apoio aos desafios brasileiros para avançar em acordos e ações contra as mudanças climáticas na COP30.

A comitiva pediu que o presidente brasileiro continue levando a pauta e as questões dos trabalhadores aos fóruns internacionais como as Nações Unidas, o G20 e o BRICS. A representante da AFL-CIO, Catherine Feingold, cumprimentou Lula pela parceria com o governo Biden em prol da parceria pelo trabalho decente, que recebeu o apoio da África do Sul, e fez votos de que ela continue mesmo após a troca de governo nos EUA.

Os sindicalistas trouxeram uma foto tirada exatamente seis anos atrás, reunidos em Copenhague, em 4 de dezembro de 2018, e uma bandeira do movimento “Lula Livre”.

O presidente  Lula falou sobre a situação política e o mundo do trabalho no cenário internacional, e citou temas que o Brasil trabalhou com prioridade no G20: a Aliança Global Contra a Fome, e a Pobreza, as mudanças climáticas e a reforma da governança global e do sistema de financiamento dos países mais pobres.

Lula também agradeceu a solidariedade que o movimento sindical lhe prestou quando esteve preso em 2018 e 2019. E manifestou que segue com seus laços e formação como sindicalista, sempre ligado ao mundo sindical.

04.12.2024 - Encontro com representantes do Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI)

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo