sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Presidente do Procon Alana Albuquerque destaca ações do órgão na Expoacre Juruá e faz alerta sobre fraudes em compras online

A presidente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC), Alana Albuquerque, concedeu entrevista à Folha do Acre neste sábado, 5, durante a transmissão da quinta noite da Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul. Ao lado do jornalista Alessandro Silva, Alana destacou a atuação do órgão durante a feira, os serviços prestados à população e fez alertas importantes sobre segurança nas compras online.

Alana iniciou explicando o papel do órgão na defesa dos direitos dos consumidores acreanos. “O Procon é a instituição responsável pela coordenação, execução e planejamento da política estadual de defesa do consumidor. Ele tem como missão orientar os consumidores de forma contínua e permanente em relação aos direitos e deveres previstos na legislação consumerista. A nossa atuação, ela visa evitar que aconteçam abusividades a esses direitos, observando as normas dentro desse microssistema protetivo, que é o nosso Código de Defesa do Consumidor”, destacou Albuquerque.

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Atuação na feira

A presidente ressaltou que esta é a quarta participação do Procon na Expoacre Juruá e pontuou os serviços oferecidos ao público durante o evento.

“Essa é a quarta edição que o Procon participa aqui da feira, estamos localizados no espaço institucional. Lá nós temos serviços essenciais disponíveis para a população, com realização de atendimento, registro de reclamações. Estamos buscando também sanar dúvidas. Se acaso você esteja passando por alguma situação e deseje verificar como resolver aquela questão, a gente está à disposição pra atender, além da realização de renegociações. Temos também o serviço de educação para o consumo. Lá nós temos o jogo ‘Caminho do Consumidor’, que é voltado para o público infantojuvenil. Estamos com a nossa mascote, a Proconete – que é uma forma lúdica que nós encontramos de chamar a população para atenção à nossa instituição sobre a importância desses direitos”, ressaltou.

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Trabalho preventivo com expositores

Antes do início do evento, segundo Alana, o Procon realizou um trabalho educativo com os comerciantes da feira.

“O Procon realizou de forma prévia uma reunião com os expositores, as pessoas que estão comercializando aqui durante a feira. A gente deu orientações com relação à precificação, tabelamento de preço, as questões de formas de pagamento que são aceitas. Em caso de política de trocas, se algum estabelecimento também tiver a política, a gente enviou a questão da adequação, tudo para que não aconteçam problemas com o consumidor.”

Ela também afirmou que, até o momento, não houve grandes intercorrências. “Já estamos na penúltima noite e gostaria de ressaltar que tudo transcorreu dentro da normalidade. As situações que a gente detectou de irregularidade foram sanadas in loco [no local], e destacar que nossa atuação aconteceu de forma integrada com o Ministério Público”, disse.

Alerta sobre compras online

Encerrando a entrevista, a presidente do Procon fez um importante alerta à população sobre golpes em compras virtuais.

“Eu quero aqui chamar atenção em relação às compras online, que hoje, principalmente após a pandemia, as pessoas passaram a ter uma tendência muito maior de adquirir produtos de forma online. Tudo pode ser feito, desde que aconteça de forma segura e, por esse motivo, o Procon faz constantes campanhas educativas, orientativas, dando dicas à população de como realizar essas compras de forma segura. A primeira delas é que o cidadão se planeje na hora de comprar, veja aquilo que deseja adquirir e quanto ele pode gastar. Se ele comparar preços de um estabelecimento para outro, ele pode ter variações consideráveis. No caso de compras virtuais, antes de inserir os seus dados, verificar se aquela empresa tem CNPJ válido, endereço fixo, se é realmente legítima, visitar sites de reclamação – principalmente o Cadastro de Reclamação Fundamentada do Procon – e se consta aquele cadeado localizado no navegador, do lado esquerdo, porque a presença dele indica uma compra segura. Nunca clicar em links compartilhados em redes sociais, recebidos por SMS ou e-mails, porque pode se tratar de mecanismos para capturar dados e acabar acontecendo algum tipo de fraude ou golpe ao consumidor”, alertou a presidente.

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