quarta-feira, 7 maio, 2025
24.3 C
Rio Branco

Premiê do Vietnã diz a Lula que vai abrir mercado à carne brasileira

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, afirmou ao presidente Lula em encontro fechado nesta sexta (28) na capital, Hanói, que o mercado vietnamita de carnes está aberto para a pecuária brasileira. Ele é o responsável pela economia, no país.

 

É o que informam duas fontes, uma do governo brasileiro, que pediu anonimato, e outra do setor privado. A decisão será detalhada e formalizada neste sábado (29), pelas duas partes, no final da viagem do brasileiro ao Vietnã e, nos dias anteriores, ao Japão.

Já teve a reunião com o primeiro-ministro hoje [sexta] e ele se declarou aberto”, disse por telefone Roberto Perosa, presidente-executivo da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), um dos representantes do agro que acompanham o presidente.

Até três meses atrás, quando assumiu a entidade, Perosa era o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. “Mostra a competência e o charme do presidente para abrir mercado”, falou, sobre a abertura.

Segundo ele, “a contrapartida foi o reconhecimento que o Brasil fez do Vietnã como economia de mercado”.

Para a pecuária brasileira, a mudança traz o acesso a um mercado que importa aproximadamente 300 mil toneladas anuais, ainda dominado hoje pela carne de búfalo, mas que está em transição. “A sociedade está crescendo a 7% ao ano, e a classe média está buscando algo de mais qualidade”, diz Perosa.

A disputa pelo consumidor vietnamita será agora do Brasil com fornecedores como Índia, que envia carne de búfalo, Estados Unidos e Austrália.

Segundo três fontes da delegação brasileira, que antes passou por Tóquio com o mesmo propósito de abertura de mercado para a carne bovina, há a expectativa de que a JBS faça um investimento de porte no Vietnã na indústria de alimentos.

No Japão, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba afirmou publicamente, ao lado de Lula, sua “disposição em enviar especialistas para avançar à próxima etapa” de abertura também do mercado japonês à carne brasileira.

O anúncio foi considerado uma vitória pela pecuária brasileira, mas ainda não há data para a missão japonesa de inspeção.

Mais Lidas

Galvão relembra Senna ao falar de Hamilton na Ferrari

(UOL/FOLHAPRESS) - Mais novo contratado da Band, Galvão Bueno...

Shein aciona ‘plano B’ no Brasil para sofrer menos com dólar e ‘taxa das blusinhas’

(FOLHAPRESS) - A plataforma global especializada em moda Shein...

Corte de doações internacionais agrava situação humanitária na RD Congo

País africano, afetado por conflito armado, sofre com redução...

Hospital do Amor vai receber apoio do presidente Nicolau Júnior e da Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo