Atendendo atualmente 62 crianças de um a três anos e onze meses de idade, a creche municipal Sagrado Coração de Maria, localizada no centro da capital acreana, deverá passar por uma ampliação. Na manhã desta quinta-feira (3), a Prefeitura de Rio Branco recebeu a doação de um terreno de 1.300m² (mil e trezentos metros quadrados), feito pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que está localizado ao lado da unidade escolar.

A cessão do terreno faz parte do Programa de Democratização de Imóveis da União, que visa a implementação de políticas públicas prioritárias, bem como saúde, educação, cultura, assistência social entre outros fins que beneficiem a sociedade como um todo, como explica o superintendente do SPU, Tiago Mourão.
“No início do ano nós entregamos, na esquina aqui da Livraria Paim, um imóvel para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde. É a primeira UBS no centro. Então, vai atender todas essas pessoas que estão aqui trabalhando, que moram aqui no centro e tudo mais. E no final do ano passado entregamos para o município também uma grande área na estrada da Floresta para a implantação de unidades habitacionais para famílias em risco de alagação”.

A doação do terreno possibilitará a construção de mais doze salas de aula, biblioteca, berçário e espaços de lazer, fato comemorado pela diretora, Lislane Suellen, que destacou a necessidade da ampliação, diante da grande procura por vagas.
“Vai ser um benefício significativo para toda a comunidade, e eu falo toda a comunidade porque nós recebemos famílias dos mais diversos bairros. Essa é a única creche que nós temos na região central. São famílias que trabalham nessa regional. E hoje nós atendemos 62 crianças, mas nós temos mais de 100 crianças na lista de espera aguardando vagas. E eu acredito que com essa ampliação nós vamos conseguir dobrar ou até triplicar o número de vagas e vamos conseguir, sim, alcançar todas essas famílias e essas necessidades. Então o sentimento é de gratidão”.

O prefeito de Rio Branco, em exercício, Alysson Bestene, pontuou que uma das principais prioridades da atual gestão, é o compromisso de atender desde a primeira infância no ambiente escolar, dando assim também, oportunidade para os pais, onde na maioria, precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos.
“É uma área onde a gente vai buscar ampliação para absorver mais crianças, principalmente na faixa etária de 0 a 3 anos, com qualidade. Todo o serviço que a prefeitura já oferece na área educacional, principalmente na área da educação infantil. É importante ressaltar que foi na prefeitura do Bocalom, na gestão, onde a gente implementou o berçário, as crianças, a partir dos quatro meses. E esse trabalho a gente vai continuar fazendo. E a gente fica muito feliz e agradecido de ter essa parceria, recebendo essa área privilegiada para avançar nesses projetos”.
Atualmente, a creche Sagrado Coração de Maria, funciona em tempo integral de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã até às 16h, onde as crianças matriculadas, recebem todo atendimento especializado, além da alimentação adequada e atividades lúdicas para a infância.