Em um cenário global cada vez mais conectado, proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar novas culturas e ter contato direto com centros de inovação científica tem se mostrado uma das formas mais eficazes de ampliar horizontes, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer o aprendizado. A valorização de alunos e professores, aliada a experiências internacionais, contribui para despertar vocações, estimular o pensamento crítico e mostrar que o futuro pode ir muito além da sala de aula. É com essa visão de educação transformadora que a Prefeitura de Rio Branco tem investido em programas que levam conhecimento, tecnologia e inspiração à vida de crianças e educadores da rede municipal.
Seguindo essa proposta, a Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (24), os seis alunos selecionados para participar do intercâmbio Alunos Rumo à Nasa e à Disney . A viagem está prevista para fevereiro do próximo ano e busca proporcionar aos estudantes vivências educacionais, científicas, culturais e linguísticas em dois dos principais polos de inovação do mundo.
O prefeito se emocionou ao destacar que a iniciativa é a continuidade de um trabalho sólido de modernização da educação municipal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o evento de apresentação, o prefeito Tião Bocalom se emocionou ao destacar que a iniciativa é a continuidade de um trabalho sólido de modernização da educação municipal.
“A prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços, nem tem medido o dinheiro que ela investiu para poder implantar tecnologias de qualidade na nossa educação. Vieram os tablets, os notebooks, os quadros interativos, o MenteInovadora, a robótica da Alemanha. Agora a gente quer premiar nossas crianças, que também têm sonhos de um dia trabalhar na NASA”, afirmou o gestor municipal. Ele reforçou ainda que: “Estamos muito felizes de poder premiar essas cabeças mais avançadas, que desenvolvem um pouco mais e também sonham mais alto”, completou.
“Isso é um reconhecimento de toda uma dedicação, e esse trabalho não é só meu, é de toda a escola, de toda a equipe. Estou muito feliz mesmo”, celebrou Jocilda. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Além dos estudantes, três professores da rede municipal também foram contemplados, como reconhecimento ao desempenho pedagógico e à dedicação demonstrada em sala de aula. Para a professora Jocilda da Silva Lima Melo, selecionada em primeiro lugar, o momento representa uma conquista coletiva.
“Nossa, que maravilha, eu não estou acreditando. Isso é um reconhecimento de toda uma dedicação, e esse trabalho não é só meu, é de toda a escola, de toda a equipe. Estou muito feliz mesmo. E eu vou, com certeza. Meu sonho é conhecer a Disney”, celebrou Melo.
“Esse grande programa permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e entendam como se desenvolvem países do primeiro mundo. Isso incentiva nossos alunos a ter um futuro melhor”, asseverou Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou que apostar em intercâmbios é investir diretamente no futuro das crianças.
“Sou muito grato e tenho me apaixonado todos os dias pela educação. A Prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços, feito vários investimentos. Esse grande programa permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e entendam como se desenvolvem países do primeiro mundo. Isso incentiva nossos alunos a ter um futuro melhor”, asseverou Bestene.
Alunos selecionados
Yasmim Silva Matos — Escola Mariana Silva Oliveira (Adalberto Sena)
Carlos Davi da Silva de Mendonça — Escola Luiz de Carvalho Fontenelle (Bosque)
José Pedro Rebouças Feliz — Escola Chico Mendes (Santa Inês)
Ana Luiza da Silva Montalvão — Escola Ismael Gomes (Tancredo Neves)
Kauã Victor Souza — Escola Ilson Ribeiro (Ilson Ribeiro)
Miguel Lima da Costa — Escola Maria Lúcia (Morada do Sol)
Professores selecionados
Jocilda da Silva Lima Melo — Escola Maria Lúcia Moura Marin
Eldelice Castro Araújo — Escola Chico Mendes
Jane Maria de Oliveira Menezes — Escola Chico Mendes
Valorização de alunos e professores, contribui para despertar vocações, estimular o pensamento crítico e mostrar que o futuro pode ir muito além da sala de aula. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com a viagem marcada para fevereiro de 2026, a expectativa é que alunos e professores retornem não apenas com novas experiências, mas também com uma visão ampliada sobre educação, ciência, tecnologia e possibilidades de futuro. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com uma educação pública inovadora, humanizada e capaz de transformar vidas.
A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As Forças Armadas de Israel disseram nesta quinta-feira (20) que o corpo entregue pelo grupo terrorista Hamas junto com...
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Amin Khader, 69, compartilhou com seus seguidores que está internado no CTI cardiológico do Hospital Unimed, na Barra da...
Com colaboração de Ana Thaís Cordeiro
Os membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf), presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente...