quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Prefeitura de Rio Branco regulamenta política de governo digital

A Prefeitura de Rio Branco regulamentou, por meio do Decreto nº 1.714, de 29 de abril de 2025, a aplicação da Lei Federal nº 14.129/2021, que institui os princípios do Governo Digital no âmbito do poder público. O texto estabelece as diretrizes para a transformação digital da administração municipal e busca ampliar o acesso da população aos serviços públicos por meio de plataformas tecnológicas.

A norma foi assinada pelo prefeito Tião Bocalom e determina que todos os órgãos e entidades do Executivo municipal devem adaptar seus serviços e informações às novas regras. O decreto também incorpora dispositivos da Lei Municipal nº 2.344/2019, que criou o Estatuto Municipal de Inclusão Digital.

Entre as diretrizes da nova política estão a manutenção e expansão dos serviços digitais, a melhoria contínua no atendimento ao cidadão, o uso da tecnologia para reduzir desigualdades e a aproximação entre a gestão pública e a população.

A administração municipal poderá criar instrumentos para capacitar servidores na área de transformação digital, incluindo o desenvolvimento de competências e a criação de soluções colaborativas com a participação de cidadãos.

As plataformas digitais da Prefeitura deverão disponibilizar ferramentas para solicitação e acompanhamento de serviços públicos, além de painéis de monitoramento de desempenho. Também será exigida a adoção de linguagem acessível, canais digitais de atendimento, protocolos eletrônicos, padronização de formulários e integração de dados para evitar exigências burocráticas e duplicidade de informações.

A prestação digital dos serviços deverá ser centralizada, com informações unificadas no Portal do Cidadão e no Portal da Transparência. A gratuidade no acesso às plataformas e o cumprimento da Carta de Serviços ao Cidadão estão entre os direitos garantidos aos usuários.

O decreto também lista os principais instrumentos do Governo Digital em Rio Branco, como o programa “Conecta Rio Branco”, o sistema de nota fiscal eletrônica, o sistema eletrônico de informação ao cidadão, legislações municipais e iniciativas voltadas à inclusão digital.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será responsável pela coordenação da política de governo digital e poderá expedir normas complementares para sua execução.

A medida já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Município.

O post Prefeitura de Rio Branco regulamenta política de governo digital apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo