A Prefeitura de Rio Branco realizou uma programação de prevenção às doenças crônicas, no centro da capital, em alusão ao mês de março, dedicado à saúde no calendário nacional. A programação, que ocorreu na Praça da Revolução, ofereceu diversos procedimentos, incluindo exames de prevenção às doenças crônicas.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que a prevenção é o principal desafio da rede municipal de saúde e que a programação é apenas um exemplo das ações que estão sendo realizadas. Ele também ressaltou a importância de manter a saúde em dia, pois isso permite que as pessoas trabalhem melhor e produzam mais.
“Esse momento é para chamar a atenção da população, porque nessa rotina louca que a gente vive, de lutar pela vida, às vezes, a gente esquece algumas coisas que são muito importantes. A primeira delas é a saúde. Então, a gente está aqui como Secretaria Municipal de Saúde e toda a equipe da prefeitura para trazer serviços de aferição de pressão, realização de exames de glicemia, uma busca ativa para as mulheres realizarem o exame do PCCU, da mamografia. Se você está bem de saúde, você consegue trabalhar melhor, produzir mais. E a gente precisa, sim, chamar a atenção que esse é o principal desafio da rede municipal de saúde. É prevenir. Como diz a sabedoria popular, é melhor prevenir do que remediar”.

Já o prefeito Tião Bocalom, que participou do evento, lembrou que a saúde sempre foi uma das suas principais prioridades e que a prevenção é fundamental para evitar doenças. Ele também mencionou que a prefeitura está reformando e construindo unidades de saúde para melhorar a assistência à população.
“Nós estamos reformando, constantemente, entre 5 e 7 unidades de saúde por vez. Nós queremos fechar a reforma de 100% das Unidades de Saúde. Estamos construindo mais sete Unidades de Saúde. O que a gente pede e eu quero aproveitar o momento de falar com as pessoas, que a gente precisa se prevenir, precisa estar sempre fazendo os exames de colo de útero que é um para as mulheres, mas os homens também têm problemas, que precisam ser feitos os exames de prevenção de próstata. Porque se for detectado um câncer, cura mais fácil. Hoje é um dia que a gente está aqui para poder falar para cada um de vocês: vamos nos prevenir. Vamos fazer exames de prevenção. Não adianta querer só curar quando a doença se instala. Muitas vezes depois que ela se instala, ela mata”.
Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é um exemplo de como a prevenção pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra as doenças crônicas. Além disso, é importante lembrar que a prevenção é um processo contínuo que requer a participação ativa de todos, incluindo os governos, as instituições de saúde e a população em geral.