Nesta quarta-feira, 2 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), promoveu uma palestra educativa com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada às equipes da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal e do Parque Ambiental Chico Mendes.
A atividade foi realizada como parte da campanha nacional de 2025, que tem como tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”A proposta é ampliar o conhecimento da população sobre o autismo, reduzir o preconceito e promover uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para pessoas autistas e suas famílias.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Mirla Dias, que apresentou as principais características do autismo, desmistificando conceitos e propondo abordagens mais humanizadas e empáticas. Segundo ela, entender que o TEA é um espectro é fundamental para adaptar ações e interações no cotidiano, seja em espaços educacionais, de lazer ou no ambiente de trabalho.
A escolha das equipes da Escola de Educação Ambiental e do Parque Chico Mendes para participar da capacitação se deu por estarem diretamente envolvidas em ações educativas no Município, como oficinas, visitas orientadas, contação de histórias na Ecoteca Cantinho da Boaventura e atividades realizadas nas escolas.
Para Luzimar Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, a iniciativa representa um avanço no atendimento oferecido às crianças. “Graças à inclusão, as crianças autistas estão sempre presentes nas atividades da Escola de Educação Ambiental. Receber essa capacitação enriquece nosso repertório e aprimora nosso atendimento, permitindo alcançar todas as crianças de forma eficaz, sensível e respeitosa”, destacou.
A secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Lima, também enfatizou a importância da ação. “A sensibilização dos servidores para as questões relacionadas ao autismo é essencial. Quando oferecemos conhecimento, fortalecemos a empatia e promovemos o respeito que toda criança merece, especialmente àquelas com formas diferentes de perceber e interagir com o mundo”, afirmou.
Desde 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com o objetivo de difundir informações sobre o transtorno e combater o estigma que ainda cerca as pessoas autistas. Em Rio Branco, a ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente reafirma o compromisso do município com a inclusão e a construção de uma sociedade mais justa para todos.