Ícone do site Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Prefeitura de Rio Branco inicia entrega dos carnês do IPTU 2025 com mudanças no parcelamento

prefeitura-de-rio-branco-inicia-entrega-dos-carnes-do-iptu-2025-com-mudancas-no-parcelamento

Prefeitura de Rio Branco inicia entrega dos carnês do IPTU 2025 com mudanças no parcelamento

Prefeitura de Rio Branco inicia entrega dos carnês do IPTU 2025 com mudanças no parcelamento

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), inicia, na próxima semana, a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Entre as principais novidades deste ano estão a redução do número de parcelas e a alteração da data de vencimento da cota única.

A quantidade de parcelas, que antes era de 10, foi reduzida para 8. Já o vencimento da cota única ou da primeira parcela, que costumava ocorrer em fevereiro ou março, foi prorrogado para 30 de abril. A mudança busca evitar transtornos relacionados ao período de chuvas e possíveis inundações na capital acreana.

Cláudio: ” O contribuinte tem outras possibilidades e comodidades para emitir o seu IPTU” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os descontos para pagamento à vista permanecem os mesmos: 20% para contribuintes sem débitos anteriores e 10% para àqueles com pendências, mas que optarem por quitar o imposto integralmente. No entanto, contribuintes que já possuem parcelamentos ativos não terão direito ao desconto.

Outra novidade é a possibilidade de pagar a cota única no cartão de crédito, com a opção de parcelamento em até três vezes sem juros.

A entrega dos carnês será feita pelos Correios e os contribuintes poderão consultar valores e formas de pagamento por meio dos canais oficiais da prefeitura.

“Independente dos carnês que vão começar a ser entregues, o contribuinte tem outras possibilidades e comodidades para emitir o seu IPTU. Ele pode vir até a prefeitura e pegar o carnê do IPTU, que nós emitimos; pode ir a algum dos CACs que a prefeitura tem espalhados pela cidade; ou pode usar o portal do contribuinte, que é muito simples e fácil de utilizar. Ele pode acessar na comodidade de sua casa, do seu trabalho ou pelo seu smartphone para emitir o IPTU deste ano”, concluiu o chefe da divisão de IPTU, Cláudio Romero.






Sair da versão mobile