sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Sempre que provocado, STF saberá dar resposta penal que caso (do golpe) exige, diz Gilmar

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Tribunal, sempre que provocado, “saberá dar a resposta penal que o caso (do golpe) exige como forma de condenar factuais culpados e absolver reais inocentes”. Ele destacou que os indícios de tentativa de golpe de Estado, narrados pela Polícia Federal (PF), “geram perplexidade e indignação a todos nós democratas brasileiros”.

 

O relatório da PF que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas está sob análise pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem cabe oferecer denúncia ao Supremo ou arquivar o caso. A expectativa é que o PGR Paulo Gonet ofereça uma denúncia no primeiro semestre de 2025.

“Diante de notícias públicas de que uma verdadeira organização criminosa estaria organizando um típico golpe de Estado, é preciso reconhecer que chegamos a graus de paroxismo desconhecidos na história brasileira, cenário que gera perplexidade e indignação a todos os democratas brasileiros”, afirmou na última sessão plenária do Supremo neste ano.

Gilmar ainda disse que “é eloquente a preocupação da Corte em dar respostas céleres, justas e proporcionais àqueles envolvidos na tentativa violenta de subverter a ordem constitucional, o famigerado 8 de janeiro”.

Ao falar sobre os julgamentos mais relevantes do ano, o ministro destacou a decisão de abril que rejeitou a tese de “poder moderador” das Forças Armadas. Para o ministro, a decisão foi “extremamente importante e vem se provar ainda mais importante no contexto histórico recentemente revelado”.

Leia Também: AGU aciona Polícia Federal e CVM por fake news sobre falas de Galípolo

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo