sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Gleisi critica deputados da base de Lula que assinam urgência de anistia a 8/1

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), criticou nesta quinta-feira (10) deputados que assinaram pedidos de urgência ao projeto que anistia os envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro.

 

Ela chamou os congressistas de “desavisados” e afirmou que a votação deste projeto criaria uma crise institucional devido ao conteúdo da anistia, que, segundo ela, beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros militares envolvidos na trama golpista para evitar a posse de Lula (PT).
Por outro lado, a petista admitiu que deve ser realizada uma discussão para concessão de anistia ou redução de pena para os envolvidos nos atentados.

“Eu confio muito na palavra do presidente [da Câmara] Hugo Motta, de que esse projeto não irá a voto, até porque se for, cria uma crise institucional, como ele mesmo disse. Eu acho que as assinaturas que alguns parlamentares estão fazendo dos partidos, tem muitos que estão até desavisados sobre o conteúdo do projeto”, afirmou a ministra.

“[Alguns] querem realmente uma mediação com aquelas penas para quem participou daqueles atos de 8 de janeiro, mas o projeto que está lá, vou repetir aqui, é um projeto que dá anistia ao Bolsonaro e aos generais. Isso não está explicitado, quando a gente fala com alguns parlamentares”, complementou.

Gleisi afirmou que falar sobre anistia ou redução de pena aos envolvidos é defensável, inclusive do ponto de vista de vários deputados e senadores, e ressaltou que seja necessário discutir o assunto no Congresso Nacional.

“O que não pode acontecer é uma anistia àqueles que conduziram o processo do golpe no país. Ao Bolsonaro, aos generais, àqueles que foram responsáveis por planejar e inclusive planejaram uma operação chamada punhal verde e amarelo que previa a morte do presidente Lula, do vice-presidente Alckmin, do ministro Alexandre de Moraes. Isso não pode acontecer jamais.”

Até o momento, a postura da petista foi de contrariedade a qualquer flexibilização de pena ou perdão aos envolvidos nos ataques.

“De fato, falar sobre anistia ou mediação de pena ou redução de pena em relação a algumas pessoas do 8 de janeiro, eu acho que é plenamente defensável do ponto de vista de muitos parlamentares que estão ali, talvez a gente até tenha que fazer essa discussão mesmo no Congresso”, concluiu.

Após as declarações, Gleisi reforçou o posicionamento a favor da punição de Bolsonaro, em uma publicação no X (antigo Twitter), afirmando que o ex-presidente quer anistia para si e não para “o sorveteiro” ou a “moça do batom”, em referência à Débora Rodrigues dos Santos, que pichou a estátua da Justiça durante os atos.

“É para afrontar o Judiciário que Bolsonaro quer anistia prévia, antes de ser julgado”, escreveu.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo