quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Polícia Militar participa de troca de bandeira em alusão aos 63 anos do Estado

A Polícia Militar do Acre (PMAC) participou da solenidade de troca do pavilhão acreano em alusão aos 63 anos de emancipação política do Estado do Acre. O evento ocorreu na Gameleira, em Rio Branco, na tarde deste domingo, 15 de junho.

A troca da bandeira acreana, hasteada no grande mastro localizado na beira do rio Acre, na conhecida Gameleira, é uma tradição que marca o processo de emancipação política do Acre, ocorrida em 15 de junho de 1962. O ato de hasteamento da nova bandeira tem a participação dos militares da PMAC e do Corpo de Bombeiros Militares (CBMAC), destacando o compromisso das instituições com o estado e com a população acreana.

Para o governador do Acre, Gladson Camelí, as raízes acreanas não podem ser esquecidas. “Vamos comemorar os 63 anos de emancipação do Estado do Acre, mas precisamos ter a consciência de que o estado não começou há apenas seis décadas. O Acre é maior. Aqui, antes da chegada dos europeus, já viviam mais de uma dezena de povos indígenas, muitos dos quais nos deixaram sua genética, conhecimento e costumes. Somos parte dessa herança ancestral”, disse o governador.

A PMAC marcou presença no evento com a tropa em forma, a Banda de Música A Furiosa, os alunos do Colégio Militar Tiradentes (CMET), oficiais superiores, além do comandante-geral da PMAC em exercício, coronel Kleison Albuquerque. Na ocasião, a Furiosa foi homenageada pelo Governador do Acre, em virtude das ações desenvolvidas no âmbito da comunidade.

Para o comandante-geral em exercício, coronel Kleison Albuquerque, a data é de suma importância. “Esse momento é relevante para todo nosso Estado. A emancipação do Acre também marca a implantação da Polícia Militar. Por muitos anos, nossa história ficou sendo conduzida pelo governo federal e a conquista da nossa autonomia política valorizou a história do nosso povo. Vale destacar que os acreanos lutaram por essa terra, o que fez com que repercutíssemos nacionalmente. A PMAC esteve presente em todos os momentos dessa trajetória. O evento marca uma tradição de valorização da nossa conquista, das nossas tradições e da nossa sociedade”, disse o oficial.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo