sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Operação Fênix desarticula cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado de Investigação Criminal (Neic), em Cruzeiro do Sul, participou da II fase da Operação Fênix, coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), e deflagrada de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo Especial de Operações em Fronteiras (GEFRON/SEJUSP/AC). A ação teve como objetivo o desmantelamento de uma célula da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que atuava no município de Guajará, no estado do Amazonas.

Operação Fênix desarticula cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia | Cidade AC News – Notícias do Acre
Forças de segurança de forma integrada cumprem mandados contra a cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia. Foto: cedida

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da organização criminosa interestadual. Do total de presos, seis pessoas foram capturadas em Cruzeiro do Sul, evidenciando a forte conexão entre os criminosos que atuavam nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

As investigações tiveram início em agosto de 2024 e revelaram a atuação estruturada e permanente da organização criminosa, com hierarquia bem definida e divisão de funções entre seus membros. Os investigados são apontados como responsáveis por diversos crimes graves, entre eles organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas, lavagem de capitais, além de sequestro, tortura, extorsão e homicídios relacionados ao chamado “tribunal do crime”.

Além dos mandados de prisão, a Justiça autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, com afastamento do sigilo telemático dos investigados, bem como seis medidas assecuratórias para o sequestro de veículos utilizados pela organização criminosa.

De acordo com o delegado titular da Delegacia-Geral de Cruzeiro do Sul, Heverton Carvalho, a operação representa um duro golpe contra o crime organizado na região de fronteira. “Essa investigação demonstrou a complexidade e a periculosidade da atuação dessa facção, que operava de forma integrada entre diferentes estados. A atuação conjunta das forças de segurança foi fundamental para enfraquecer essa estrutura criminosa, retirando de circulação lideranças responsáveis por crimes extremamente violentos e garantindo mais segurança para a população do Vale do Juruá e regiões vizinhas”, destacou o delegado.

A Polícia Civil do Acre reforça que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização criminal dos integrantes da organização, reafirmando o compromisso com o combate ao crime organizado e à violência na região de fronteira.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo