quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Polícia Civil do Acre reforça compromisso com os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

agencia.ac.gov

A Polícia Civil do Acre (PCAC) reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, participando ativamente da campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A mobilização, realizada em cerca de 150 países, ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro, abordando temas como a conscientização sobre a violência de gênero, a promoção da equidade e a proposição de medidas para prevenir e combater agressões contra meninas e mulheres.

A PCAC possui duas delegacias especializadas para atender às mulheres vítimas, uma na capital, Rio Branco, e outra em Cruzeiro do Sul, desempenhando um papel fundamental no enfrentamento à violência, o assédio contra a mulher, bem como ao feminicídio, com ações que vão desde o acolhimento das vítimas até a investigação rigorosa dos casos. Durante os 21 Dias de Ativismo, a Polícia Civil intensificará atividades como palestras, rodas de conversa e atendimentos nas delegacias especializadas, além de reforçar as campanhas educativas em parceria com outras instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Polícia Civil do Acre reforça compromisso com os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher | Cidade AC News – Notícias do Acre
PCAC reforça que as vítimas ou pessoas que testemunharem casos de violência podem procurar as delegacias ou fazer denúncias pelos canais disponíveis, como o Disque 180 ou o Disque 100, garantindo sigilo e proteção. Imagem: Ascom/PCAC

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) é um dos principais pontos de apoio, oferecendo um espaço acolhedor para as mulheres vítimas de violência. A delegada Juliana de Angelis, coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer, destaca a importância dessas ações. “Os 21 Dias de Ativismo são uma oportunidade para fortalecer o diálogo com a sociedade e reafirmar que a violência contra a mulher é um crime grave que precisa ser combatido em todas as frentes. Nossa prioridade é garantir um acolhimento humanizado e fortalecer os mecanismos de proteção às vítimas”, enfatizou.

Além da repressão ao crime, a Polícia Civil acredita na educação como ferramenta para reduzir a violência de gênero. O delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, ressalta o papel da instituição nessa campanha.
“A Polícia Civil do Acre está comprometida com a luta pelo fim da violência contra a mulher. Participar dessa mobilização global é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso em oferecer respostas rápidas e eficientes, seja na repressão aos agressores, seja no acolhimento e proteção das vítimas. Queremos transmitir às mulheres que elas não estão sozinhas e que estamos ao lado delas nessa batalha”, disse Maciel.

Fora as ações específicas para a campanha, a PCAC mantém esforços diários no combate à violência de gênero. A integração com a Rede de Proteção à Mulher tem possibilitado avanços na investigação de crimes e no suporte às vítimas. A articulação com outros serviços é essencial para fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência.

A PCAC reforça que as vítimas ou pessoas que testemunharem casos de violência podem procurar as delegacias ou fazer denúncias pelos canais disponíveis, como o Disque 180 ou o Disque 100, garantindo sigilo e proteção.

Os 21 Dias de Ativismo são mais que uma campanha: são um chamado à ação. E a Polícia Civil do Acre, com seu histórico de dedicação e compromisso, está pronta para fazer a diferença, trabalhando incansavelmente para que a violência contra as mulheres seja, um dia, apenas parte de um passado que não se repita.

 

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo