Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Polícia Civil do Acre promove mutirão de emissão de identidade destinada ao público feminino em celebração à Semana da Mulher

Polícia Civil do Acre promove mutirão de emissão de identidade destinada ao público feminino em celebração à Semana da Mulher

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação, em parceria com o Via Verde Shopping e a Faculdade Unama, realizará um mutirão para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) destinado exclusivamente a mulheres. A ação ocorre entre os dias 10 e 14 de março, das 14h às 19h, nas dependências da Faculdade Unama, localizada dentro do Via Verde Shopping, em Rio Branco.

Polícia Civil do Acre promove mutirão de emissão de identidade destinada ao público feminino em celebração à Semana da Mulher | Cidade AC News – Notícias do Acre
O mutirão de emissão da CIN é um passo importante para garantir os direitos das mulheres acreanas. Foto: arquivo/ PCAC.

O atendimento será voltado para mulheres a partir dos 12 anos e contará com a distribuição de 100 fichas por dia, totalizando 500 mulheres atendidas ao final da iniciativa. A primeira via do documento, carteiras vencidas, rasurados ou ilegíveis serão emitidas gratuitamente, enquanto a segunda via requer o pagamento de uma taxa de R$ 111,77.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Júnior César da Silva, para participar do mutirão, as interessadas devem apresentar documentos originais e legíveis. “Os documentos a serem apresentados aos atendentes são: certidão de nascimento ou de casamento, certidão de divórcio ou viuvez e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço”, explicou.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, destacou a importância da ação no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. “Garantir o acesso à identificação civil é essencial para assegurar direitos e promover cidadania. Essa iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre em ampliar os serviços voltados às mulheres, oferecendo mais autonomia e inclusão. Convidamos todas que necessitam desse documento a participarem desse mutirão e garantirem sua Carteira de Identificação Nacional”, destacou.

A ação faz parte de um esforço conjunto entre os órgãos parceiros para facilitar o acesso ao documento, que é fundamental para diversas demandas sociais, como acesso a benefícios, serviços públicos e até mesmo viagens nacionais e internacionais.

Sair da versão mobile