A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) e a Polícia Nacional del Peru (PNP) estão estreitando os laços de cooperação entre os dois países com foco na troca de informações estratégicas voltadas tanto para o setor de investigação criminal quanto para a área de inteligência. A parceria visa fortalecer o enfrentamento ao crime organizado na região de fronteira, especialmente entre o Acre e o departamento peruano de Madre de Dios.

Participam dessa articulação o coronel Orlando Sanchez Ramirez, representando a PNP, o delegado-adjunto da PCAC, Dr. Cleylton Videira, o diretor do Departamento de Inteligência da PCAC, Dr. Nilton Boscaro; e o delegado da Polícia Federal no Acre, Dr. Felipe Peres Fachineli.
Um dos frutos dessa aliança foi a entrega de um foragido da justiça acreana, que estava abrigado em território peruano. A ação ocorreu no último dia 13 de março, quando o criminoso foi oficialmente entregue às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade, em Assis Brasil, que liga os dois países.
A mais recente etapa dessa cooperação aconteceu durante o segundo dia da II Reunião do Comitê de Fronteira Sul Brasil–Peru, evento que reúne autoridades de ambos os lados da fronteira para discutir temas relacionados à segurança, migração e integração regional.
As forças policiais já trabalham na organização de uma operação binacional entre o Acre e Madre de Dios, que será deflagrada em breve, com foco no combate a crimes transnacionais, como tráfico de drogas, armas e a captura de foragidos da justiça.
“O fortalecimento da parceria entre a Polícia Civil do Acre e a Polícia Nacional do Peru representa um avanço significativo no combate à criminalidade na região de fronteira. Essa troca de informações e experiências reforça nossa capacidade de resposta e amplia nossa atuação conjunta em operações estratégicas”, destacou o delegado-adjunto da PCAC, Dr. Cleylton Videira.