Tempo de leitura: 3 min
A segurança pública durante a Cavalgada e a ExpoAcre 2025 será reforçada por um efetivo de cerca de 300 agentes, entre policiais militares, civis, bombeiros, agentes do Detran e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). A operação especial foi anunciada nesta sexta-feira, 26, pelas forças de segurança do Estado em coletiva de imprensa realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Rio Branco.
A ação coordenada, que começa no sábado (27), tem como objetivo garantir a tranquilidade dos participantes e a fluidez do evento, considerado um dos maiores da agenda cultural do Acre. Para isso, serão empregados recursos logísticos, monitoramento eletrônico e rondas ostensivas em diversos pontos da capital.
A Polícia Militar será a principal força atuante, com mais de 160 policiais distribuídos na Cavalgada e 180 na ExpoAcre, diariamente. Haverá apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), da Companhia de Operações Especiais (COE), da Cavalaria e da Companhia de Trânsito, além do efetivo da Polícia Civil com mais de 12 agentes por noite no parque.
O Corpo de Bombeiros estará presente com viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate, além de uma base avançada no local. O Detran organizará ações de controle de tráfego e de conscientização no trânsito, enquanto o Iapen será responsável pela fiscalização de tornozelados que eventualmente frequentarem os eventos.
Outra frente importante será a atuação da aeronave Harpia 01, da Ciopaer, que fará sobrevoos de monitoramento e resposta rápida em caso de emergência. A central do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será o núcleo de gerenciamento, com apoio de mais de 37 câmeras de videomonitoramento ao vivo.
De acordo com o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias, o plano estratégico visa preservar a integridade dos cidadãos e coibir delitos: “Teremos presença preventiva, inteligência e ação rápida para garantir que a festa seja de paz e cultura”. A delegada-geral da Polícia Civil, Carla Brito, destacou a importância da união das forças: “Estamos integrados para responder com firmeza a qualquer ato criminoso ou desordem”.
Além da segurança, a coordenação reforçou o compromisso com o bem-estar dos participantes. A recomendação geral é que os frequentadores evitem objetos cortantes, mantenham documentos pessoais à mão e priorizem o uso do transporte público ou caronas organizadas.
A Cavalgada marca a abertura simbólica da ExpoAcre e deve reunir milhares de pessoas no Parque de Exposições Wildy Viana. Com programação diversa, a feira contará com rodeios, exposições agropecuárias, apresentações culturais e shows nacionais.
O governo do Estado reforçou que está preparado para atender a todos os públicos com segurança, eficiência e acolhimento. As ações de monitoramento continuarão até o encerramento da feira.
—
Links internos das últimas 3 matérias relacionadas:
• Expoacre terá esquema de segurança reforçado, estande do TRE com biometria e shows com lotação esgotada
• Transporte público em Rio Branco será reforçado até as 3h durante Expoacre 2025
• Expoacre apresenta programação oficial com Gusttavo Lima, Jorge & Mateus e rodeios
✍️ Eliton Lobato Muniz – Cidade AC News – Rio Branco – Acre
📲 Acesse os canais oficiais do Sistema Cidade de Comunicações LDA:
Site: https://cidadeacnews.com.br
Rádio Cidade AC FM: https://www.radiocidadeac.com.br
App Android: https://shorturl.at/bpFAR
App iOS: https://shorturl.at/J6IW3
YouTube: https://www.youtube.com/@Cidadeplayy
