quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Peritos do Acre atuam em missão no DF para eliminar backlog de vestígios biológicos e fortalecer investigações criminais

Em mais um passo categórico para o fortalecimento da investigação criminal e da justiça no estado do Acre, dois peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Polícia Civil, Fabiana Cayres e Marlon Padilha, estão participando de uma missão no Centro Multiusuário de Processamento Automatizado de Vestígios Biológicos (CeMPA-VB), localizado na sede da Polícia Federal, em Brasília.

A capacitação, que ocorre entre os dias 16 e 27 de julho, tem como objetivo o processamento intensivo de centenas de amostras biológicas represadas, conhecidas no meio forense como backlog. Esse material inclui vestígios fundamentais para elucidação de crimes sexuais, evidências coletadas em locais de crime e amostras genéticas de indivíduos condenados.

A principal meta da missão é a extração de perfis genéticos dessas amostras e sua inclusão no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Essa integração é essencial para ampliar a eficácia da persecução penal no país, permitindo o cruzamento de dados genéticos entre diferentes casos e estados, o que aumenta significativamente as chances de se identificar autores de crimes, solucionar casos complexos e até mesmo auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.

A ação está em conformidade com o Plano de Trabalho do Laboratório de Genética do Instituto de Análises Forenses (IAF/DPTC/PCAC), já aprovado pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). A participação dos peritos acreanos no CeMPA-VB demonstra a seriedade com que o estado vem tratando a modernização dos processos forenses, por meio da cooperação técnica com a Polícia Federal e da utilização de tecnologia de ponta no campo da genética forense.

O diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Acre, Mário Sandro Martins, destacou a importância da missão para o estado. “A participação dos nossos peritos no CeMPA-VB é estratégica para acelerar a análise de vestígios biológicos que estavam represados, o que impacta diretamente na resolução de crimes e na resposta que damos à sociedade. É uma demonstração clara do nosso compromisso em usar o que há de mais avançado na ciência forense para fortalecer a segurança pública no Acre. Além disso, reforça a colaboração entre os estados e a Polícia Federal, essencial para ampliar a eficácia das investigações no Brasil inteiro”, afirmou Martins.

Com a atuação no CeMPA-VB, o Acre avança significativamente na consolidação de uma perícia técnico-científica moderna, integrada e eficiente, promovendo mais justiça e proteção à população.

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo