quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Para 72% dos empreendedores, a inovação é essencial para a sobrevivência do negócio

Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Inovação (19 de outubro), uma pesquisa do Sebrae Minas revela que, para 72% das pessoas que empreendem em Minas Gerais, a inovação é essencial para a sobrevivência do negócio. Além disso, mais da metade delas (56%) afirma que a empresa já inovou em produtos, serviços ou processos, ou ainda pretende inovar (25%). A pesquisa foi realizada em 2024 e ouviu 848 donos de pequenos negócios de todo o estado, entre microempreendedores individuais (60%) e micro e pequenas empresas (40%).

Entre as empresas que já inovaram, os principais impactos positivos observados foram a melhoria da qualidade de produtos ou serviços, apontada por 63% dos respondentes, seguido pela melhoria de atendimento (45%) e pela captação ou fidelização de clientes (35%). Apenas 4% citaram que não observaram nenhum impacto positivo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que a inovação é fundamental para que os pequenos negócios se mantenham competitivos e sustentáveis.

“A inovação vai muito além de incorporar novas tecnologias. Ela pode acontecer ao adotar novas práticas, ferramentas e processos que reduzem custos, aprimoram a gestão ou melhoram o atendimento. Pequenos negócios que inovam têm mais chances de se adaptarem às mudanças e crescerem de forma relevante e sustentável”

Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas

A pesquisa revelou que os tipos de inovação mais adotados pelos pequenos negócios são: Marketing (49%), Tecnológica (40%) e Modelo de Negócios (34%). Quando perguntados sobre as principais áreas em que a empresa tem buscado inovação, a maioria dos respondentes citou Marketing (41%), seguido por Varejo (29%), TI e Comunicação (26%) e Inteligência Artificial (16%).

O estudo também apontou quais os principais desafios enfrentados pelas empresas para inovar. Para 70% do total de entrevistados, a falta de recursos financeiros é o maior obstáculo, seguido pela falta de mão de obra qualificada (37%) e pela falta de tempo para idealizar e aplicar uma inovação (26%).

“A falta de recursos pode ser um desafio, mas não impede a inovação. Muitas pessoas ainda associam a inovação a mudanças radicais ou disruptivas, envolvendo tecnologias avançadas, mas ela pode acontecer em práticas simples e cotidianas, repensando antigos processos ou introduzindo melhorias no negócio. Por isso é essencial estar atento às oportunidades e sempre buscar experimentar novas formas de fazer antigos processos ou resolver problemas”, explica a gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini.

Outro dado de destaque é que, entre as empresas que afirmaram já terem inovado, 94% citaram que não captaram recursos por meio de editais de fomento à inovação. “Por isso a importância de apoiar os pequenos negócios, oferecendo orientação e facilitando o acesso a recursos. O Sebrae Minas está ao lado dos empreendedores, promovendo consultorias em inovação e atuando em conjunto com outras entidades para estimular o acesso a programas e editais de fomento”, destaca Lina.

Afirmativas sobre Inovação

A pesquisa investigou ainda o nível de concordância dos entrevistados sobre algumas afirmativas relativas à inovação. Confira os resultados:

  • “Acredito ser essencial para a sobrevivência do negócio estar em constante inovação”: 72% concordam totalmente.
  • “Analiso tendências do mercado e de cenários, identificando necessidades e oportunidades de melhoria para meu negócio (de produtos, serviços, custos etc)”: 68% concordam totalmente.
  • “Minha empresa se adapta a novos contextos e situações, de forma a atender as necessidades do mercado”: 56% concordam totalmente.

Programa Sebraetec

Uma das iniciativas oferecidas pelo Sebrae para impulsionar a inovação nos pequenos negócios é o Sebraetec, programa que oferece consultorias de inovação com soluções sob medida e atendimento personalizado. São mais de 80 serviços para modernizar processos, reduzir custos, digitalizar negócios e aumentar as vendas e a produção.

Por meio do programa, o empreendedor identifica as soluções e tecnologias que a empresa precisa, e é direcionado a um prestador de serviço credenciado pelo Sebrae Minas. Além do acompanhamento, o Sebrae oferece subsídio de 70% do custo das consultorias.

Sebrae Play

Para apoiar os pequenos negócios na jornada de inovação, o Sebrae Minas reuniu em sua plataforma Sebrae Play diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o tema. Acesse o link para saber mais.

O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas. A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou diversos conteúdos para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo