sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Violência invisível: família luta para que morte de Joyce seja reconhecida como feminicídio psicológico durante audiência na Aleac

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 16, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para discutir o caso de Joycilene Sousa de Araújo, conhecida como Joyce, que morreu em novembro de 2024 após uma parada cardíaca provocada pela ingestão de comprimidos controlados. A família e representantes de entidades sociais defendem que a morte da acreana seja reconhecida como um feminicídio psicológico, resultado de um longo ciclo de violência emocional, patrimonial e psicológica.

A audiência proposta pela deputada estadual Michelle Melo, destacou que a rede de proteção falhou em oferecer o suporte necessário à vítima. “Houve erros no fluxo de saúde mental, na ligação ao 180, na condução do caso. Toda tentativa de suicídio precisa de assistência imediata, e isso não aconteceu”, afirmou.

Jaqueline Sousa, irmã de Joyce, fez um desabafo emocionante e cobrou reflexão sobre a cultura machista e o papel das instituições no combate à violência contra a mulher. “O suicídio não é reconhecido como feminicídio. Joyce entrou para a estatística de suicídio em 2024. E de quem é a culpa? Da vítima? É isso que a sociedade diz”, questionou.

Jaqueline relatou que Joyce sofreu um processo contínuo de manipulação e isolamento durante o relacionamento abusivo com Thiago Augusto Borges, acusado pela família de violência psicológica e patrimonial. “Joyce não podia sair, não podia trabalhar direito, foi sendo esvaziada dela mesma, se sentindo culpada por sentir o que estava sentindo”, disse.

A irmã ainda revelou falhas graves na rede de atendimento à vítima. Após uma tentativa de suicídio no início de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou Joyce para a UPA, e não para o Pronto Socorro, como deveria ter sido feito. “Ela foi liberada horas depois. Eu insistia que ela precisava de um leito psiquiátrico. Nada foi feito. No dia 17 de novembro, minha irmã morreu”, declarou.

Violência invisível: família luta para que morte de Joyce seja reconhecida como feminicídio psicológico durante audiência na Aleac | Cidade AC News – Notícias do Acre

Representantes de instituições também destacaram a necessidade de reconhecer a violência psicológica como um caminho para o feminicídio. A advogada Tatiana Souza, da Comissão da Mulher Advogada, afirmou que “não é um suicídio, é um feminicídio. Se não dermos nome, continuaremos vivendo a omissão”.

Já a procuradora de justiça Patrícia Rego reforçou o desafio enfrentado pelo sistema de justiça. “Se já é um desafio garantir justiça em casos tradicionais de violência, imagina nesses casos que ainda não têm o devido reconhecimento? A luta é para mudar essa estrutura e garantir que nenhuma mulher passe pelo que Joyce passou”, afirmou.

O caso segue sob investigação pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e acompanhado pelo Ministério Público do Acre (MPAC). A família e entidades cobram que a morte de Joyce seja reconhecida oficialmente como feminicídio psicológico e sirva de alerta para fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo