sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Vereador diz que pesca predatória em Boca do Acre não deixa peixes subirem para rios acreanos

Aiache, parlamentar de Rio Branco, chama prática tradicional de pesca de “predatória” e afirma que atividade prejudica comunidades no Acre

Uma fala do vereador de Rio Branco (AC), Aiache, causou polêmica, hoje, sexta-feira (4), ao acusar a pesca realizada em Boca do Acre (AM) de ser “predatória” e de causar prejuízos aos ribeirinhos acreanos que dependem do pescado nos rios Acre e Purus. A declaração ocorreu durante o início da piracema do Mandim e do Surubim — fenômeno que movimenta pescadores e abastece os mercados regionais.

Segundo o vereador, enquanto órgãos ambientais se concentram em fiscalizar pequenos produtores, a pesca em Boca do Acre segue livre de fiscalização. “O rio Acre está tapado de redes, e isso acarreta que os ribeirinhos ficam sem pesca. E Sena Madureira também não sobe, porque a pesca predatória em Boca do Acre não deixa esses peixes se reproduzirem”, afirmou Aiache.

A piracema do Mandim, do Surubim e de outras espécies é considerada um evento natural e culturalmente significativo para a economia local — e, até hoje, não foi considerada predatória por nenhum órgão de fiscalização ambiental, como o Ibama ou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Peixe do Amazonas alimenta o Acre

O município de Boca do Acre é também responsável por parte expressiva do abastecimento de peixe nos mercados do Acre. Diariamente, dezenas de geleiras saem da cidade levando toneladas de pescado fresco para feiras livres e supermercados de Rio Branco, Sena Madureira e demais localidades acreanas.

“Essa crítica ignora o que é tradição e o que é sustento de milhares de famílias”, comentou um comerciante de pescado da região. “A pesca é feita com autorização e dentro dos períodos permitidos. É a fonte de renda de muita gente honesta que trabalha dia e noite para alimentar dois estados.”

A Prefeitura de Boca do Acre e a Colônia de Pescadores ainda não emitiram nota oficial, mas a repercussão deve pressionar lideranças políticas locais a se manifestarem em defesa da atividade pesqueira da região.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo