sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Transformaram as diferenças em força: Famosos que têm vitiligo e você não sabia

Há muito estigma e falta de informação em torno do vitiligo, doença autoimune que se caracteriza pela perda da coloração da pele, ocasionando as famosas manchas brancas. As causas não são totalmente conhecidas, no entanto, a genética, exposição ao sol, estresse e traumas psicológicos são fatores que podem influenciar no surgimento ou agravamento do distúrbio de pigmentação.

Estima-se que cerca de 1% da população mundial seja afetada pelo vitiligo. No Brasil, essa condição, que pode se desenvolver em qualquer idade, o percentual chega a 0,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Contudo, o vitiligo não é contagioso e não provoca dores físicas, mas o que mais preocupa os médicos é o impacto psicológico nas pessoas que são portadoras, especialmente crianças. Baixa autoestima e retração social são alguns dos transtornos mais comuns.

Avanços

Ao The New York Times, a fundadora e presidente da American Vitiligo Research Foundation (AVRF), revelou suas primeiras dificuldades quando soube da condição. ‘As pessoas dizem que o vitiligo não mata você, mas mata seu espírito’, contou Stella Pavldes.

Apesar de ainda não haver uma cura definitiva, a especialista destacou os progressos feitos por pesquisas, que vêm desenvolvendo tratamentos específicos para atenuar os diversos tipos do problema, e também na forma como a doença vem sido tratada hoje em dia.

Inclusive, ao longo dos anos, celebridades brasileiras e internacionais assumiram publicamente ter vitiligo no intuito de ajudar outras pessoas a combater a discriminação e desinformação. Clique na galeria!

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo