quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

MP diz que aumento de salário dos secretários de Rio Branco é invalido

juruacomunicacao

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) manifestou-se sobre a Ação Popular com pedido de tutela de urgência proposta por Eber Silva Machado (MDB). A ação contesta a Lei Municipal nº 2.547/2024, que concedeu aumento nos subsídios dos secretários municipais. O documento foi obtido pela reportagem do ac24horas nesta terça-feira, 11.

De acordo com o autor da ação, a aprovação do Projeto de Lei nº 60/2024 ocorreu sem a devida publicidade e transparência, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, Machado alega que não houve apresentação de um estudo de impacto financeiro antes da votação, contrariando o parecer da Procuradoria Legislativa da Câmara.

A ação também questiona o fato de que a sanção da lei pelo prefeito Sebastião Bocalom ocorreu em 2 de janeiro de 2025, após o término de seu mandato e sua reeleição, o que permitiu a vigência imediata do reajuste. Segundo a denúncia, isso pode causar danos irreversíveis ao erário público, considerando o caráter alimentar das verbas já pagas.

Diante disso, a ação solicita, em caráter liminar, a suspensão imediata da lei para impedir a aplicação dos novos subsídios até o julgamento definitivo do caso. No mérito, pede a nulidade da norma e a devolução dos valores pagos.

Defesa do município

Em sua defesa, o Município de Rio Branco alegou que a Ação Popular não é o instrumento jurídico adequado para contestar uma lei municipal, sugerindo que a contestação deveria ser feita por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Além disso, a prefeitura sustenta que a lei foi aprovada de forma regular, com parecer favorável da Procuradoria Legislativa e estudo de impacto financeiro atestando sua viabilidade fiscal.

O município argumenta ainda que a suspensão da lei poderia prejudicar a folha de pagamento, já que os salários reajustados já estão sendo pagos.

Posicionamento do MP-AC

O Ministério Público discorda da defesa do município e destaca que a ação popular pode ser usada para contestar leis que gerem efeitos concretos e lesivos ao erário público. O órgão cita precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que validam o uso desse instrumento para questionar reajustes salariais de agentes públicos.

Além disso, o MP-AC aponta que o estudo de impacto financeiro foi elaborado somente em 23 de dezembro de 2024, após a aprovação da lei pela Câmara no dia 19 do mesmo mês. Esse fato compromete a validade do ato, pois impediu que a análise financeira fosse discutida antes da votação.

O MP-AC também ressalta que a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe o aumento de despesas com pessoal nos últimos 180 dias do mandato de um gestor público, o que, segundo o órgão, reforça a nulidade do reajuste.

“Diante do exposto, o Ministério Público do Estado do Acre, por meio de seu Promotor de Justiça signatário, no exercício de suas atribuições como fiscal da ordem jurídica, e com fundamento no art. 178, I, do Código de Processo Civil e no art. 6º, § 4º, da Lei nº 4.747/1965, manifesta-se pela procedência dos pedidos formulados na Ação Popular, a fim de declarar a invalidade do aumento indevido dos subsídios dos Secretários Municipais” destacou Romeu Cordeiro Barbosa Filho, Promotor de Justiça.

A ação segue em tramitação na 1ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, e a decisão sobre o pedido de liminar ainda não foi proferida.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo