sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

“Lula e Marina são responsáveis por essa perseguição aos produtores rurais”, diz Roberto Duarte

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) criticou durante uma entrevista concedida ao programa Gazeta Entrevista, da Tv Gazeta, na última sexta-feira, 13, a atuação de órgãos ambientais no Acre e em outros estados da região Norte. Ele afirmou que produtores rurais acreanos vêm sendo prejudicados por multas “exorbitantes” aplicadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de embargos em suas terras.

“Esse problema não é exclusivo da Reserva Chico Mendes, ele atinge toda a região Norte. Aqui no Acre, por exemplo, o produtor compra 100% da área, paga imposto sobre tudo, mas só pode utilizar 20% para produção. Isso é um absurdo, é uma aberração. Apresentei um projeto de lei na Câmara Federal para ampliar esse percentual para pelo menos 50%, garantindo que o produtor possa trabalhar e que os outros 50% fiquem para preservação”, defendeu o parlamentar.

Duarte também criticou o que classificou como “ações abusivas” dos órgãos ambientais, citando denúncias recebidas sobre abate de gado apreendido. “Recebi denúncias de que estão usando helicópteros pagos com dinheiro público para capturar gado e levá-los para o abate. E agora querem doar essa carne apreendida. Isso é inadmissível”, afirmou.

O parlamentar atribuiu a responsabilidade dessas ações ao governo federal, mencionando diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. “Isso tudo é a mando do governo federal. O responsável é o presidente Lula. A responsável é a ministra acreana Marina Silva. Eles são responsáveis por esses órgãos, por essa perseguição aos nossos produtores rurais”, disse.

Roberto Duarte destacou ainda que o tema será levado a uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, prevista para ser votada na próxima terça-feira, 18. Ele informou que a intenção é convocar e ouvir a ministra Marina Silva, presidente nacional do ICMBio, Mauro Pires, presidente nacional do Ibama, Rodrigo Agostinho e superintendentes estadual para prestar esclarecimentos.

Além das pautas ambientais, o deputado também falou sobre o cenário político no Acre e defendeu a necessidade de romper com o que classificou como “coronelismo político” que, segundo ele, estaria há três décadas no comando do estado. Duarte reafirmou seu apoio ao nome do senador Alan Rick (União Brasil) para o governo em 2026, destacando que o Republicanos já fechou aliança em torno da candidatura.

“Estamos construindo uma aliança forte. O MDB é parceiro, temos conversado com outras lideranças e partidos. Defendo essa ruptura política porque o Acre não aguenta mais ser governado pelas mesmas famílias [Viana e Cameli]. Os dados mostram isso: somos líderes em analfabetismo, vulnerabilidade social e baixos índices na educação. Precisamos mudar essa realidade”, argumentou Duarte.

O deputado também revelou conversas em andamento com a ex-deputada federal Mara Rocha, que, segundo ele, está dialogando sobre uma possível filiação ao Republicanos para compor a chapa de 2026. “A Mara está há 3 ou 4 anos sem mandato, mas quando se faz uma pesquisa e se coloca o nome dela, ela aparece pontuando muito bem nas pesquisas, e isso é importante”, destacou o deputado.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo