sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESOAC), instituído em 2023, pretende facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. No Acre, com exceção de Rio Branco, que possui aterro sanitário conforme orienta a lei, os demais municípios do estado têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos.

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 | Cidade AC News – Notícias do Acre
Emerson: “Vamos para Brasília para resolver a situação dos outros municípios” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (11), com a presença de boa parte dos representantes dos 22 municípios, ficou estabelecido que a capital estará recebendo resíduos sólidos de 12 deles.

Segundo Emerson Leão, secretário executivo do CINRESOAC, a missão agora é que o consórcio possa verificar os encaminhamentos possíveis para resolver a situação dos municípios isolados, sendo eles: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O secretário destacou o interesse dos gestores em utilizar termoplástico.

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 | Cidade AC News – Notícias do Acre
Bocalom: “Devagar vamos ajustando as conversas” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A maioria dos prefeitos vai estar no dia 22, em Brasília, para sentarmos com a bancada acreana, os senadores e deputados no Ministério para podermos resolver a situação dos outros municípios. Acreditamos que até o final do próximo ano, o Estado do Acre vai ser um dos poucos municípios do Brasil a encerrar 100% as atividades dos seus lixões.”

O prefeito de Rio Branco e também presidente do Consórcio, Tião Bocalom, destacou os avanços que o consórcio vem tendo em relação a correta destinação dos resíduos, obedecendo às diretrizes da Lei n.º 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Já começam a aparecer soluções para o lixo fora de Rio Branco. Estou feliz que devagarzinho vamos ajustando as conversas. O grande desafio dos municípios do interior, tirando a capital é exatamente a questão do lixo. Então, acredito que com essas discussões amplas vamos resolver o problema do lixo nos 22 municípios do Estado do Acre.

O post Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026 apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo