sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Argentina quer acelerar processo de deportação de imigrantes irregulares

O governo argentino, do presidente Javier Milei, está preparando medidas para acelerar o processo de deportação de imigrantes ilegais no país, relatou a TN filiada da CNN na Argentina.

A Casa Rosada pretende modificar o Título V da Lei de Migração (25.871) do país, que trata do marco legal da “Legalidade e ilegalidade da permanência de estrangeiros”, informou a emissora.

A reforma imigratória tem sido trabalhada pelo comitê técnico do partido no poder, que acusa a justiça de “bloquear processos de deportação” e afirma que irá impor um novo regime que acelerará os processos de saída em casos de ilegalidade.

A Direção Nacional de Imigração é responsável pela execução de “expulsão” de imigrantes indocumentados e atuar como parte perante o tribunal na revisão da decisão administrativa, disse a filiada.

Do artigo 60 ao 73, da Lei de Migração, estão contempladas as medidas para a saída de imigrantes sem documentos do território argentino.

O Executivo estuda diferentes formas de promover mudanças na legislação. Ele tem um rascunho pronto para enviar ao Congresso nas próximas semanas, mas está considerando fazer mudanças na lei por meio de um novo decreto regulatório, informou a TN.

“Há detalhes da reforma que não violam a lei vigente, podendo ser implementados por decreto”, informou Conselho Nacional do país. O texto foi enviado aos gabinetes do Ministro da Justiça, Mariano Cúneo Libarona, da Secretária de Planejamento Estratégico, María Ibarzabal, e do Subchefe de Gabinete do Interior, Lisandro Catalán.

Conforme o atual regulamento, a deportação prevê uma proibição permanente de reentrada ou por um período superior a cinco anos. A extensão da sanção depende dos motivos da medida, como outras infrações penais ou falsificação de documentos.

A lei prevê que estrangeiros detidos podem solicitar a suspensão da deportação se forem pais, filhos ou cônjuges de um cidadão argentino nativo. O Departamento de Imigração é responsável por verificar a existência do link dentro de quarenta e oito horas úteis.

Mudanças

Segundo informações da emissora, o projeto de reforma também contém uma estrutura mais restritiva para a concessão de cidadania e residência a estrangeiros, se aplicando a estudantes e àqueles que buscam solicitar residência permanente.

O Governo alega que não houve controle sobre a entrega de documentação durante a administração anterior.

A Casa Rosada também quer restringir imigrantes ilegais que têm filhos no país e obtêm residência depois que eles nascem e se tornam cidadãos argentinos.

A medida está relacionada ao programa de regularização Pátria Grande, lançado na presidência de Néstor Kirchner e regularizou 565.831 indivíduos até 2007.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo