sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Afonso Fernandes defende união política na Amazônia e critica embargos ambientais como “constantes” no Brasil

Durante sessão realizada nesta terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Afonso Fernandes destacou a importância da união entre os estados da região Norte na defesa dos interesses da Amazônia, especialmente em relação aos embargos ambientais que atingem produtores rurais e setores econômicos da região.

O parlamentar relembrou que no ano passado trabalhou, ao lado dos colegas Eduardo Ribeiro e Edvaldo Magalhães, na elaboração de um novo Código Florestal para o Acre.

“A iniciativa tem buscado aparelhar esta casa e o nosso governo de leis que possam facilitar a vida da nossa população. Realmente o ano passado foi um ano de trabalho, onde eu, o senhor Eduardo Ribeiro e Edvaldo Magalhães sentamos por mais de três meses para elaborar um novo Código Florestal que pudesse facilitar a vida dos nossos produtores”, afirmou Fernandes.

Fernandes criticou as ações recorrentes do governo federal que, segundo ele, dificultam o desenvolvimento econômico da Amazônia. “Isso tem, mais uma vez, se tornado uma constante no nosso Brasil. É de ano em ano, há de dois em dois anos que a gente vem assistindo esses shows pirotécnicos que são levantados pelo governo federal”.

O deputado relatou sua participação em uma reunião do Parlamento Amazônico, realizada recentemente em Boa Vista (RR), onde um dos temas discutidos foram os embargos ambientais na Amazônia. Segundo ele, foi questionado por outros deputados devido à atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acreana de origem.

“Eu fui até questionado por ser acreano por conta da ministra Marina Silva. Alguns deputados olharam para mim e disseram: ‘Deputado, a sua conterrânea é que tem atrapalhado o Brasil’. Eu disse: é, realmente ela é minha conterrânea. Ultimamente ela vem, mas a eleitora do nosso Estado é que ela se elegeu por São Paulo, mas ela é uma cidadã, então merece respeito”, contou o deputado.

Para Fernandes, a responsabilidade pelas decisões é do presidente da República. “Vocês estão direcionando o olhar para as pessoas erradas, não é para mim e não é para a senadora Marina, que hoje é ministra do Meio Ambiente. Vocês têm que olhar para quem nomeia a Marina como ministra, que é o presidente Lula. Quem dirige esse país, quem nomeia os ministros é o Presidente da República”.

Como proposta prática, o deputado sugeriu a organização de uma marcha com parlamentares da região Norte até Brasília. “Assim como existe a marcha dos prefeitos, a marcha dos vereadores, vamos fazer uma marcha dos parlamentares do Norte, dos novos estados. Vamos a Brasília e tentar uma audiência com o presidente Lula, porque só ele pode ordenar que os órgãos nomeados por ele [Cipam, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente] tenham um olhar mais generoso para a Amazônia”.

Afonso Fernandes defendeu ainda que é preciso deixar as discussões e avançar para ações concretas. “Os problemas dos estados da região Norte são inerentes a todos os estados. A gente discute aqui um ano, se tem um tempo de refresco, lá voltam os mesmos problemas. Parece cachorro correndo atrás do próprio rabo, a gente não consegue de uma vez por todas resolver nossos problemas”.

O parlamentar reforçou que somente a união entre as bancadas federais dos estados do Norte pode trazer avanços reais. “Sem unidade, vai ficar um correndo para o outro e nada se resolve. Infelizmente, é isso”, concluiu.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo