sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

“Quero paz, quem quiser brigar que brigue só”, diz Cesário sobre a recusa de Jorge Viana em apoiar sua candidatura a presidente do PT

A disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre reacendeu um antigo racha interno e colocou, mais uma vez, o ex-senador Jorge Viana (PT) no centro de uma crise política. A eleição, marcada para o próximo mês, virou palco de um confronto direto entre Viana e o militante histórico Cesário Braga, chefe do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, favorito na disputa e que conta com apoio da maioria das correntes internas da sigla.

Apesar do favoritismo, Cesário enfrenta forte resistência do ex-senador, que já comunicou à direção estadual que não aceitará, sob nenhuma hipótese, que ele assuma o comando partidário. Segundo informações publicadas pelo Blog do Crica, Jorge Viana chegou a ameaçar não participar do processo caso a candidatura de Cesário seja mantida.

O embate tem raízes antigas. A mágoa de Jorge remonta a 2018, quando o grupo Democracia Radical (DR), liderado por Cesário, lançou Ney Amorim como candidato ao Senado, dividindo os votos petistas e contribuindo para a derrota de Viana naquela eleição. Mais recentemente, Viana também articulou o veto à indicação de Cesário para a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre, ampliando o desgaste entre os dois.

Enquanto Jorge Viana tenta viabilizar o nome do vereador André Kamai (PT) como alternativa, o grupo de Cesário se fortalece e já sinaliza que, se eleito, apoiará o próprio Viana como candidato ao Senado em 2026. “Não estou brigando e nem quero brigar com ninguém, mas tenho o direito, como qualquer filiado, de querer ser candidato a presidente para juntar os pedaços do PT. Quero paz. Quem quiser brigar que brigue só”, afirmou Cesário Braga ao Blog do Crica.

O impasse deve ser tema de uma reunião nos próximos dias, mas o clima é de difícil conciliação. Nos bastidores, a disputa não é apenas por comando político, mas também pelo controle do Fundo Eleitoral da sigla no estado, o que aumenta o peso da escolha do novo presidente.

A eleição para a escolha do novo presidente estadual está marcada para o dia 6 de julho e, até o momento, Cesário Braga é o único candidato inscrito para o cargo.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo