sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

MP recomenda que Prefeitura de Rio Branco revise Plano de Saneamento para cumprir Marco Legal

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo, recomendou à Prefeitura de Rio Branco a revisão imediata do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aprovado em 2024. A recomendação foi publicada nesta terça-feira, 10, no Diário Eletrônico do MPAC e visa garantir que o município se adeque ao novo Marco Legal do Saneamento.

De acordo com o promotor de Justiça Luis Henrique Corrêa, o plano atual não estabelece metas nem prazos compatíveis com as exigências da legislação federal. A Lei nº 11.445/2007, alterada pela Lei nº 14.026/2020, determina a universalização dos serviços de saneamento até 31 de dezembro de 2033 — com cobertura de 99% para abastecimento de água potável e 90% para esgotamento sanitário.

O MP aponta que o PMSB de Rio Branco prevê metas apenas para 2042, sem apresentar justificativas técnicas para o descumprimento do prazo nacional. Além disso, o plano carece de um cronograma detalhado e de metas específicas para os quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de águas pluviais.

A recomendação prevê que, caso o município considere inviável cumprir as metas até 2033, deverá apresentar, no prazo de até 90 dias, estudos técnicos que justifiquem a prorrogação do prazo para, no máximo, 1º de janeiro de 2040 — conforme previsto na regulamentação federal. Esses estudos precisarão ser submetidos à entidade reguladora competente.

O MPAC também chamou atenção para a ausência de regimento interno do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Apesar da nomeação dos conselheiros ter ocorrido por decreto em 2024, o funcionamento do órgão ainda não foi regulamentado, em descumprimento à Lei Complementar nº 253/2023, que rege o tema no município.

A Prefeitura tem 30 dias úteis para informar se acatará a recomendação e, em caso afirmativo, deverá apresentar relatório com as medidas que serão adotadas para a revisão do plano e a regularização do funcionamento do CMSB.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo