sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Justiça aceita denúncia contra aluna de Medicina por declarações discriminatórias contra acreanos

A Justiça do Acre decidiu aceitar denúncia criminal contra uma estudante de Medicina acusada de fazer postagens discriminatórias nas redes sociais contra moradores do estado. A jovem, que cursa graduação na Universidade Federal do Acre (Ufac), passará a responder judicialmente por crime de xenofobia.

As mensagens foram publicadas em abril deste ano na plataforma X (antigo Twitter). Em tom depreciativo, a estudante associou características negativas aos acreanos, utilizando expressões como “povo seboso” e afirmando sentir “asco” das pessoas do estado.

As postagens também ironizavam o sotaque e o modo de vida local, além de expressarem desejo de deixar o Acre após a formatura. Em uma das frases atribuídas à estudante, ela escreve: “Odeio tanto essa roça. Quando me formar, vou estudar tanto para passar numa residência que seja bem longe desse umbral e poder ser feliz sem ter acreanos estragando meu dia”.

Após a repercussão das mensagens, a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou procedimento investigatório. O caso foi enquadrado no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata de crimes resultantes de preconceito por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O juiz responsável pela 1ª Vara Criminal de Rio Branco entendeu que há, em princípio, indícios suficientes da ocorrência do crime e da autoria. A partir da aceitação da denúncia, o processo entra na fase de instrução, quando testemunhas podem ser ouvidas e novas provas podem ser produzidas.

O que diz a lei

A legislação brasileira define como crime a prática, indução ou incitação à discriminação por procedência nacional, entre outras formas de preconceito. A pena pode variar de um a três anos de reclusão, além de multa.

A resposta da estudante

Assuria Mesquita chegou a se manifestar publicamente após a repercussão;

“Eu cometi um erro muito grave ao me manifestar em rede social e é natural que as pessoas, especialmente quem, como eu, nasceu no Acre, se sintam atingidas ou ultrajadas.

Confesso que estou profundamente arrependida e refletindo com seriedade sobre o impacto disso. Admito que me expressei de forma profundamente imatura e desrespeitosa.

Sou profundamente grata por ser acreana e tudo o que consegui até o momento foi com apoio de minha família e de amigos que também são acreanos.

Não transfiro a ninguém a responsabilidade do dano que causei a mim e a terceiros e assumo o compromisso de buscar escuta, aprendizado e a corrigir minha atitude equivocada.

As palavras têm poder, e eu falhei no uso desse poder.

Portanto, peço desculpas sinceras à minha família, amigos e a todas as demais pessoas que feri.”

A Ufac, instituição onde a jovem estuda, também se pronunciou sobre o episódio. Após ser cobrada por usuários nas redes sociais a se posicionar oficialmente após a divulgação das mensagens. A instuição afirmou que “repudia de forma veemente qualquer forma de discriminação, reafirmando seu compromisso com os valores democráticos, os direitos humanos e o respeito à diversidade”

O caso agora segue para tramitação judicial. A estudante é considerada inocente até decisão definitiva da Justiça.

 

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo