sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Governo lança programa “Juntos pelo Acre” para atender pessoas em situação de vulnerabilidade

O governo do Acre instituiu nesta terça-feira (4), por meio do Decreto nº 11.704, o programa Juntos pelo Acre, com foco na proteção social e na melhoria das condições de vida da população em situação de vulnerabilidade. A medida, assinada pelo governador Gladson Cameli, tem efeitos retroativos a partir de 17 de junho de 2024.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), o programa propõe uma ação integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, entidades privadas e a comunidade. A proposta é articular diferentes áreas — como saúde, educação, habitação, segurança pública, agricultura, ciência e tecnologia, cultura e assistência social — com o objetivo de fortalecer vínculos familiares, promover inclusão social e gerar oportunidades de autonomia econômica para famílias em risco.

Segundo o decreto, as ações do programa são de natureza complementar, ou seja, não substituem as políticas públicas básicas já existentes. Um dos principais diferenciais do “Juntos pelo Acre” é a busca ativa e o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, com base em dados do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), podendo ser considerados ainda outros indicadores sociais definidos pela unidade gestora.

A adesão ao programa por parte dos municípios exige o compromisso com a participação das famílias na elaboração dos planos de ação individualizados, o uso de instrumentos padronizados de gestão, a atualização constante do CadÚnico e a capacitação dos profissionais envolvidos. Além disso, as prefeituras devem integrar essas ações ao planejamento orçamentário e adotar os procedimentos definidos pela Seasdh para avaliação dos impactos.

Como projeto complementar ao programa principal, o decreto institui também o Cuidando de Famílias, voltado especialmente para os núcleos familiares cadastrados no CadÚnico. O objetivo é promover a reestruturação de vínculos familiares, fomentar a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a autonomia financeira das famílias por meio do reconhecimento de suas vocações produtivas e da valorização de iniciativas coletivas, como o associativismo e o cooperativismo.

A proposta do governo também permite a incorporação de projetos da sociedade civil e da iniciativa privada, desde que alinhados aos objetivos do programa. A Seasdh será responsável por editar normas complementares para o funcionamento do “Juntos pelo Acre”, além de poder criar novos projetos voltados à ampliação e ao fortalecimento das ações.

As despesas decorrentes da execução do programa serão custeadas com recursos do orçamento da Seasdh e do Fundo Estadual de Assistência Social, podendo ser suplementadas conforme necessidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo