sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Fiocruz aponta primeiros sinais de estabilidade nos casos de SRAG no Acre

O Acre pode estar iniciando uma fase de estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (12). O levantamento, que se refere à semana epidemiológica de 1º a 7 de junho, mostra que, embora o número de hospitalizações permaneça alto, há indicativos de desaceleração no ritmo de crescimento.

A análise faz parte do boletim InfoGripe e destaca que o estado, assim como outras regiões do país, enfrenta pressão sobre o sistema de saúde por conta do avanço de vírus respiratórios, principalmente o influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este último, responsável por grande parte das internações em crianças pequenas, ainda circula de forma intensa, mas começa a apresentar retração.

Apesar do possível cenário de estabilização no Acre, a Fiocruz alerta que a redução ainda é incipiente e os níveis de internações seguem em patamares preocupantes. A situação também se repete em estados como o Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Em nível nacional, o crescimento dos casos chama a atenção: houve aumento de 91% nas notificações de SRAG nas últimas quatro semanas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço tem sido mais expressivo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os dados mais recentes indicam que o VSR foi responsável por 45,5% dos casos confirmados no período, seguido do vírus influenza A, com 40%. Rinovírus, coronavírus (Sars-CoV-2) e influenza B também aparecem, mas com menor incidência.

Diante do cenário, a Fiocruz recomenda atenção redobrada aos sintomas respiratórios, principalmente em grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A fundação também reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe como medida preventiva essencial.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo