sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

EUA e China selam acordo para redução de tarifas comerciais por 90 dias

Os Estados Unidos e a China concordaram, nesta segunda-feira (12), em reduzir temporariamente as tarifas recíprocas, marcando um significativo alívio nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

As tarifas serão reduzidas em mais de 115 pontos percentuais de ambos os lados. As tarifas da China sobre produtos americanos cairão de 125% para 10%, enquanto os impostos dos EUA sobre as importações chinesas também serão reduzidos de 125% para 10%. No entanto, a China continuará a enfrentar uma tarifa adicional de 20% relacionada ao fentanil.

O avanço ocorreu após intensas negociações comerciais entre representantes dos EUA e da China, realizadas no fim de semana na Suíça.

As tensões entre China e Estados Unidos se intensificaram após o presidente Donald Trump anunciar, no mês passado, tarifas de 145% sobre produtos chineses. Em retaliação, Pequim impôs tarifas de 125% sobre uma série de bens americanos.

Após a adoção das medidas, Pequim e Washington estabelecerão um mecanismo para dar continuidade às discussões sobre as relações econômicas e comerciais. “Essas discussões poderão ser conduzidas alternadamente na China e nos Estados Unidos, ou em um terceiro país, mediante acordo entre as partes”, diz comunicado conjunto divulgado pelos dois países.

“Tivemos conversas muito produtivas e acredito que o local, aqui no Lago Genebra, acrescentou grande equanimidade ao que foi um processo muito positivo”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em uma entrevista coletiva.

“Chegamos a um acordo para uma pausa de 90 dias e uma redução substancial dos níveis tarifários. Ambos os lados das tarifas recíprocas reduzirão suas tarifas em 115%”, disse Bessent.

Para o secretário do Tesouro dos EUA, ambos os países defenderam muito bem seus interesses. “Temos um interesse comum em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão avançando nessa direção.”

O vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, adotou um tom mais comedido em suas declarações, mas também reconheceu “avanços substanciais” após as conversas, que ocorreram na residência oficial do embaixador da Suíça junto às Nações Unidas, às margens do Lago Genebra.

Fonte: Infomoney

O post EUA e China selam acordo para redução de tarifas comerciais por 90 dias apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo