sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Especialista explica novo diagnóstico de Preta Gil, internada em hospital de Salvador

Nesta segunda-feira (10/3), Preta Gil divulgou em suas redes sociais que precisou se internar novamente, desta vez para tratar um quadro de infecção urinária. A cantora se está sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança Star, em Salvador. Para entender melhor o novo diagnóstico de Preta, que recentemente enfrentou uma cirurgia complexa para a remoção de tumores, o portal LeoDias procurou um especialista no assunto.

Karlo Sousa, chefe da urologia Hospital Platinum, em São Paulo, esclareceu como é feito o tratamento de infecção urinária: “O tratamento é feito geralmente com uso de antibióticos. O ideal é que você colha a urina e cultura antes de iniciar o tratamento para que entre com o tratamento empírico. A cultura demora um pouco para sair, mas com o resultado dessa cultura é possível ver se o medicamento que você entrou é sensível ou não”, disse ele.

 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Reprodução
Reprodução
Reprodução: Instagram
Preta GilReprodução: Instagram
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O profissional ainda analisou o caso de Preta: “Provavelmente não deve ser uma infecção comunitária, já deve ser uma infecção um pouco mais relacionada às internações prévias. Nesse caso, se faz o tratamento por um período em média de sete dias depois que você recebeu a cultura e aí você libera o paciente que pode ser encaminhado para casa com antibiótico ainda, que a gente chama de antibiótico profilático.”

E disse alguns fatores que podem causar a infecção urinária: “Os fatores principalmente com relação a imunidade e defesa do organismo. Ainda, é importante beber quantidade de líquido, se hidratar bem, se alimentar bem. Além disso, é importante praticar atividade física”, destacou.

O especialista ressaltou que no caso de um paciente em tratamento oncológico, a infecção pode estar relacionada com a baixa imunidade: “Com certeza, tanto a condição oncológica de um câncer tratado como de uma cirurgia prévia recente com o uso de uma colostomia. Isso tudo faz com que a imunidade abaixe e favoreça a infecção e a mais comum é mesmo a urinária. A imunidade do paciente oncológico é uma imunidade baixa exatamente porque ele vem de outros tratamentos, alguns precisam fazer rádio, quimio, terapia, outros pacientes precisam fazer cirurgias complementares e a associação desses tratamentos, obviamente.”

Por fim, o urologista explicou que a infecção urinária é de baixa invasão: “Em relação aos riscos, na verdade a infecção de urina é uma infecção baixa, mas que obviamente pode ter potencial de complicação. O problema é a infecção ascender e virar infecção alta, tudo vai depender muito da imunidade da defesa do organismo do paciente. Outro ponto importante, no caso da artista em questão, ela passou por uma cirurgia de grande porte de longa duração, então realmente ao corpo dela precisa lutar para combater a infecção junto com os antibióticos”, finalizou.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo