quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Assistência Social capacita municípios sobre programas e serviços ofertados nas unidades de atendimento

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), iniciou em setembro a execução do Plano de Ação para Capacitação, Apoio Técnico e Monitoramento In Loco pelo Departamento de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O objetivo é prestar apoio técnico e formação continuada aos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), fortalecendo a rede socioassistencial dos municípios e garantindo a qualificação dos programas, serviços e benefícios ofertados.

Encontro foi realizado em vários municípios do Acre. Foto: cedida

A formação também busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A ação envolve o Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os benefícios de Prestação Continuada (BPC) e BPC na Escola e eventuais. Essa ação garante a segurança de acolhida, convívio e sobrevivência de indivíduos e famílias.

Segundo a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Jaqueline Jesus, “a ação segue com o acompanhamento e orientação da secretária e vice-governadora Mailza Assis, que prioriza o fortalecimento da Proteção Social Básica nos 22 municípios do estado, reconhecendo a importância da prevenção e proteção às famílias mais vulneráveis”.

Estado vai a cada município prestar orientação e acompanhamento técnico. Foto: cedida

A capacitação já foi ofertada nos municípios de Bujari, Porto Acre, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Brasileia e Cruzeiro do Sul, alcançando profissionais que atuam diretamente nos serviços de assistência social e fortalecendo a rede de proteção às famílias em situação de vulnerabilidade.

Esse acompanhamento é fundamental para melhorar os serviços de assistência social, pois oferecem melhorias na qualidade dos serviços, permite ainda a oferta de serviços mais qualificados e eficazes dedicados às famílias e população em situação de vulnerabilidade, bem como: 

  • Prevenção de situações de risco: a capacitação ajuda os profissionais a identificar e prevenir situações de risco social, como violência, abuso e negligência.
  • Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários: a capacitação possibilita que os profissionais trabalhem de forma mais eficaz com as famílias e comunidades, fortalecendo os vínculos e promovendo a resiliência.
  • Aumento da eficiência dos programas: a capacitação permite que os profissionais gerenciem melhor os programas e serviços, tornando-os mais eficientes e eficazes.
  • Melhoria na gestão de recursos: a capacitação ajuda os profissionais a gerenciar melhor os recursos disponíveis, priorizando as necessidades das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

 

The post Assistência Social capacita municípios sobre programas e serviços ofertados nas unidades de atendimento appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Maria Antônia pede recuperação de ramal que dá acesso à comunidade na BR-364

Deputada afirma que moradores do Ramal 7 enfrentam dificuldades...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo