sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Acre apresenta experiência pioneira sobre Orçamento Sensível a Gênero à Advocacia-Geral da União

O Acre levou sua experiência pioneira na implementação do Orçamento Sensível a Gênero (OSG) para Brasília. A convite da Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União (AGU), o Estado promoveu aula por meio de vídeoconferência para autoridades, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O conteúdo será repassado a especialistas e gestores públicos para discutir a importância da inclusão da perspectiva de gênero na elaboração e execução do orçamento público.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, e a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, representaram o Acre, que se tornou referência nacional ao instituir o Orçamento Sensível a Gênero por meio da Lei nº 4.168/23. “Nosso estado tornou essa política uma realidade, e esse evento reforça a necessidade de qualificar gestores e técnicos de todo o país para aplicar esse modelo, pensando na equidade de gênero”, afirmou a titular da pasta da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Acre apresenta experiência pioneira sobre Orçamento Sensível a Gênero à Advocacia-Geral da União | Cidade AC News – Notícias do Acre
Secretária Márdhia El-Shawwa e a secretária adjunta da Seplan, Kelly Lacerda, participaram da apresentação representado o Acre. Foto: cedida.

Durante a aula, as representantes do Acre explicaram como o Orçamento Sensível a Gênero permite que os recursos públicos sejam distribuídos de forma mais equitativa, levando em conta as necessidades específicas das meninas e mulheres. Ao compartilhar esse conhecimento, qualificando governos, contribuímos com a construção de uma sociedade mais inclusiva. Aprender a identificar como o orçamento público impacta a vida das mulheres permite influenciar as prioridades governamentais e planejar políticas que atendam a necessidades específicas e, consequentemente, combater às disparidades de gênero”, destacou a secretária adjunta, Kelly Lacerda.

Além da aula, as gestoras participaram de reuniões técnicas com autoridades da AGU, aprofundando diálogos sobre as conquistas, desafios e estratégias no âmbito do Orçamento Sensível a Gênero no Brasil. O encontro reforçou a importância de integrar essa abordagem às políticas públicas, promovendo a inclusão em diferentes esferas governamentais.

O Orçamento Sensível ao Gênero é um recurso que garante ao governo ferramentas que introduzem uma cultura de redução de diferenças entre os gêneros. Instituído em 2023, o OSG tem a Seplan como responsável por coordenar a elaborar a metodologia e técnicas utilizadas, assegurando que recursos sejam aplicados de forma adequada, bem como o monitoramento e a avaliação das políticas para a gestão transparente, enquanto a Semulher desempenha um papel de liderança nesse processo, sendo responsável pela coordenação das atividades. Além de supervisionar a execução das políticas de gênero, a pasta também atua na articulação entre os diferentes setores do governo, assegurando que as ações planejadas estejam alinhadas com as necessidades específicas das mulheres no Acre.

The post Acre apresenta experiência pioneira sobre Orçamento Sensível a Gênero à Advocacia-Geral da União appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo