quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Pablo Bregense faz apelo emocional sobre atendimento a crianças com deficiência em Audiência Pública

Durante a audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre, proposta pelo deputado Adailton Cruz (PSB), que teve como foco a assistência oferecida pela Unimed Rio Branco a indivíduos com condições como transtorno do espectro autista e outras formas de neurodivergência, o deputado Pablo Bregense (PSD), fez um discurso carregado de emoção e urgência sobre a situação das crianças com deficiência e o impacto das falhas no atendimento. Falando como pai de uma criança autista e representante, ele destacou a luta contínua das famílias e a necessidade urgente de melhorias na prestação de serviços.

 O parlamentar abriu sua fala mencionando seu filho, Estevam, de 5 anos, e sublinhou a importância de que os pais, que vivenciam o dia a dia dos tratamentos, sejam os principais avaliadores da qualidade dos serviços oferecidos. “Eu não estou falando aqui somente como deputado estadual, mas como pai do Estevam, que tem 5 anos”, disse Bregense, ressaltando que “quem deve avaliar o trabalho das credenciadas somos nós, que utilizamos”. Ele defendeu ainda que os pais têm uma visão única e necessária sobre a eficácia das instituições que prestam serviços.

 Pablo Bregense expressou ainda frustração com a falta de comunicação e empatia por parte das instituições responsáveis, criticando a ausência de uma convocação formal para os pais, o que exacerbou o sofrimento das famílias. “Infelizmente, essa briga já vem desde o ano passado”, afirmou o deputado, observando que a falta de diálogo e a demora na resposta geraram grande sofrimento. Ele também destacou a situação crítica dos pais, revelando que “cerca de 50% dos pais que possuem crianças com deficiência estão dentro do quadro de depressão” e que, desse grupo, “30% enfrentam riscos alarmantes de suicídio”.

 O deputado também fez um apelo para que a questão ganhe a devida atenção da mídia e das autoridades judiciais, dizendo: “Nós não temos mais tempo. O que vai resolver é a gente colocar isso na mídia e correr o diálogo mais com a saúde judicial.” Bregense pediu uma ação mais eficaz e imediata, destacando a necessidade de um atendimento mais sensível e eficiente para as crianças e apoio para os pais que enfrentam desafios emocionais e econômicos significativos.

 Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

 

O post Pablo Bregense faz apelo emocional sobre atendimento a crianças com deficiência em Audiência Pública apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo