As obras de contenção na cabeceira da Ponte do Judia continuam em andamento. O problema estrutural na cabeceira identificado no último domingo (30), levou à contratação de uma empresa local para realizar a contenção. O trabalho consiste na estabilização do solo para evitar novos deslizamentos e garantir a segurança da estrutura.
De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, Cid Ferreira, a intervenção inclui a instalação de 40 estacas para reforçar a base da cabeceira da ponte.

“Está chegando toda a madeira que é necessária para fazer a cortina, e aí fazer a contenção do aterro. Depois nós vamos preencher com barro e com gabião, que é um sistema com pedra rachão. Tenho certeza que com isso vai amenizar bastante essa lateral que movimentou a terra com a alagação, ao sair a água houve fuga de material. Então estamos fazendo essa cortina com essa finalidade.”
O solo em deslizamento esta sendo estaqueado de metro em metro, em seguida, feita a contenção com tábuas reforçadas para conter de vez o deslizamento.
“Com o serviço que nós acabamos de fazer já deu mais uma estabilizada, já não está mais descendo. Só que ele lá em cima vai ter aquela vibração dos carros, ela vai como se estivesse cedendo, mas não está cedendo, ela está só abrindo para as laterais como nós tiramos o barro do encosto um pouco, ele vai ceder um pouco em cima, mas embaixo é estabilizado.
Depois que estiver todo estabilizado aqui, vai ser refeito lá em cima exatamente, depois que estiver todo estabilizado, as estacas batidas vão fazer um aterro compactando de baixo até chegar em cima camada por camada”, explicou o encarregado da empresa, Marco Antônio.
“Não estamos trabalhando com paliativo, estamos trabalhando uma forma definitiva, mas a próxima alagação é que vai dizer se realmente segurou”, finalizou Cid.