quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Notas sobre o Campeonato Asiático-2024

olimpiadatododia

Estamos no período dos campeonatos continentais da modalidade, e falarei sobre o Campeonato Asiático-2024 realizado na semana passada em Astana, no Cazaquistão.

O que não foi surpresa

A China manteve seu domínio na equipe masculina, garantindo mais um título. Na decisão, a China venceu Taiwan por 3-1. Ou seja: neste ano a China ganhou o título masculino por equipes no Mundial em Busan-2024, nos Jogos Olímpicos em Paris-2024 e agora no Campeonato Asiático-2024.

Vale lembrar que o único do “time A” da seleção chinesa que atuou em Astana foi Wang Chuqin, isto é, o líder do ranking de simples. Ma Long e Fan Zhendong não foram inscritos na competição.

Nas duplas mistas, mais um ouro para a China no Campeonato Asiático. Isto é, Shidong e Kuai superaram Ri e Kim, da Coreia do Norte, medalhistas de prata em Paris-2024. Já nas duplas masculinas, vitória dos sul-coreanos Lim e An sobre Pang e Quek, de Singapura.

As surpresas

Na final feminina por equipes, o Japão bateu a China por 3-1, com destaque para as duas vitórias de Miwa Harimoto. Isto é, sobre Wang Yidi e Sun Yingsha. Detalhe: a China jogou com apenas uma representante do “time A”, campeão em Busan-2024 e em Paris-2024, ou seja: a líder do ranking Sun Yingsha. Chen Meng e Wang Manyu foram poupadas.

Com grande desempenho no Campeonato Asiático, Miwa Harimoto ainda ganharia mais duas medalhas de prata: nas duplas femininas (ao lado de Kihara; as campeãs foram as compatriotas Odo e Yokoi ) e no individual feminino.

Redenção

Sem medalhas em Paris-2024 e sem medalha por equipes em Astana-2024 (o Japão caiu para a Coreia do Sul nas quartas), Tomokazu Harimoto “deu a volta por cima” ao ganhar o título individual. Ou seja, na decisão venceu o ascendente Lin Shidong por 3-1.

A campeã individual

Mas na minha opinião, o maior destaque do Campeonato Asiático-2024 foi a norte-coreana Kim Kum Yong. Ela venceu na decisão de simples a japonesa Miwa Harimoto, até então o “nome” do torneio por ter levado o Japão ao título por equipes no feminino.

Aos 23 anos, a canhota Kim Kum Yong tem um estilo incomum de jogo. Usa um pino longo no backhand, e com ele causa problemas às adversárias na variação, pois consegue tanto defender como atacar com essa borracha. E quando “desconcerta” a oposição, finaliza com um forehand bem angulado.

Na final contra Miwa Harimoto, Kim “minou” a regularidade da japonesa. Apostando na variação das jogadas, aproveitou as chances de finalização e ao mesmo tempo, capitalizou sobre os erros não-forçados da adversária. Com o título, Kim passou a ocupar a posição de número 57 do mundo. Harimoto se manteve no Top 10, na 7ª posição.

 

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo