segunda-feira, 16 fevereiro, 2026

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor


Logo Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (13), todos os receituários para prescrição de medicamentos controlados podem ser impressos em gráficas pelos próprios profissionais prescritores e pelas instituições de saúde. A norma foi aprovada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim do ano passado.Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor | Cidade AC News – Notícias do AcreNorma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor | Cidade AC News – Notícias do Acre

Até então, alguns desses receituários — como os de cor amarela — eram impressos exclusivamente pela autoridade sanitária local. Com a publicação da resolução, a impressão de todos os modelos pode ser feita pelos próprios prescritores e pelas instituições.

Notícias relacionadas:

Em nota, a Anvisa informou que a medida integra um conjunto de ações de desburocratização e simplificação do acesso da população brasileira a medicamentos e reforçou que a norma não elimina a exigência de impressão nem a obrigatoriedade de numeração fornecida pela autoridade sanitária local.

“Assim, prescritores e instituições devem continuar solicitando previamente essa numeração junto à autoridade sanitária competente e, a partir de 13 de fevereiro, poderão providenciar a impressão dos receituários em gráfica”, destacou a agência no comunicado.

A Anvisa ressaltou ainda que a resolução não altera outras regras estabelecidas por autoridades sanitárias locais. Em caso de dúvidas sobre exigências complementares relacionadas ao procedimento de impressão, a orientação é consultar a autoridade sanitária da respectiva localidade.

De acordo com a agência, os modelos de receituários anteriormente publicados nos anexos da Portaria nº 344/1998 deixam de ser válidos para novas impressões a partir desta sexta-feira. Os novos modelos a serem utilizados podem ser consultados na página do Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR).

Receituários impressos até 12 de fevereiro de 2026 continuam válidos por tempo indeterminado.

A norma prevê ainda que, até junho, a Anvisa disponibilize uma ferramenta no SNCR que permite a emissão eletrônica de todos os receituários de medicamentos controlados.

“Até a disponibilização dessa funcionalidade, não há mudanças quanto à emissão eletrônica”.

“Para a emissão de notificações de receita em formato eletrônico, será necessário aguardar a implementação da ferramenta”, informou a agência.

Mais Lidas

Viva Dra. Tatiana Coelho de Sampaio

Desvirtuamento do erário no Brasil revela como prioridades políticas superam prevenção estrutural e ampliam custos públicos no longo prazo.

Fim da Jornada 6×1 no Acre: 5 Impactos Econômicos no Mercado de Trabalho

Fim da jornada 6x1 no Acre pode impactar empregos formais, folha de pagamento e pequenas empresas. Entenda os riscos, vantagens e efeitos econômicos.

Clima em Rio Branco Hoje: 5 Dados Atualizados da Previsão do Tempo 🌤️

O clima em Rio Branco hoje registra temperatura de 25,3°C, com céu pouco nublado e condições estáveis ao longo da tarde.

Fortalecer Juízes de Carreira: 5 Razões Estruturais para Garantir Segurança Jurídica no Brasil

O debate sobre fortalecer juízes de carreira precisa ser conduzido com responsabilidade institucional. Não se trata de confronto entre modelos, mas de aprimoramento do sistema.

Justiça do Acre mantém sentença de acusado de executar garota com tiros na cabeça

A condenação de Rogério Vargas dos Santos, sentenciado a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo