sexta-feira, 5 dezembro, 2025

No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado

 

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) participou, nesta quinta-feira, 19, de uma reunião realizada pela Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé). O encontro ocorreu no Complexo Industrial do Café, localizado no Ramal do Café, no município de Mâncio Lima.

No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado | Cidade AC News – Notícias do AcrePresidente do Imac falou de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado. Rosângela Rocha Imac.

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/Sem-titulo1-300×225.jpg6765f07baca34.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/Sem-titulo1-1024×768.jpg6765f07c22d8a.jpg” class=”size-large wp-image-794970″ alt=”” width=”800″ height=”600″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Presidente do Imac falou da desburocratização do processo de licenciamento do café no estado. Foto: Rosângela Rocha/Imac.

O presidente Imac, André Hassem, enfatizou aos presentes como funciona o processo de desburocratização do processo de licenciamento do café no estado.

A reunião contou com a presença dos cooperados da Coopercafé; do presidente da cooperativa, Jonas Lima; da chefe do Núcleo de Representação do Imac no Juruá, Lacione Maia; e do deputado estadual Nicolau Júnior, e teve como um dos principais objetivos discutir temas de interesse mútuo entre cooperativas, Estado e União, com foco na sustentabilidade e nos projetos de desenvolvimento para a região.

“Para nós, é muito importante porque o Imac é o órgão que faz todo o licenciamento no estado. E desde o ano passado estamos trabalhando na desburocratização do licenciamento em relação aos plantios de café”, afirmou Hassem.

No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado | Cidade AC News – Notícias do AcreCafeicultores falaram que processo de desburocratização melhorou para que eles conseguissem acesso a crédito em bancos. Rosângela Rocha Imac.

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/foto-2-300×225.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/foto-2-1024×768.jpg” class=”size-large wp-image-794973″ alt=”” width=”800″ height=”600″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Cafeicultores falaram que o processo de desburocratização melhorou para que eles conseguissem acesso a crédito em bancos. Foto: Bruno Vinícius/Assessoria Dep. Nicolau Júnior.

O cafeicultor Eriton França tem uma propriedade no Assentamento Tonico Sena, em Mâncio Lima. Segundo ele, com a desburocratização que o Imac vem fazendo, ficou melhor para que os produtores possam investir em suas áreas.

“Além de cafeicultor, sou piscicultor, e há uns anos as coisas eram difíceis. Este ano investi R$ 96 mil na minha propriedade por conta do licenciamento, outorga e a dispensa cedidas pelo Imac. Só tenho a agradecer pela rapidez e atendimento que recebi, porque quando ficou pronto me ligaram e antes havia essa dificuldade. As coisas mudaram muito desde o inicio do governo Gladson, com a nova equipe do Imac. Então, os agradecimentos têm que ir desde ao governador, por ele ter escolhido uma equipe qualificada para atender os produtores”, disse.

No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado | Cidade AC News – Notícias do AcreReunião contou com a presença, além dos cafeicultores cooperados, do deputado estadual Nicolau Júnior e do presidente da Coopercafé, Jonas Lima. Foto: Bruno Vinícius Assessoria Dep,Nicolau Júnior.

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/foto-1-300×225.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/foto-1-1024×768.jpg” class=”size-large wp-image-794976″ alt=”” width=”800″ height=”600″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Reunião contou com a presença, além dos cafeicultores cooperados, do deputado estadual Nicolau Júnior e do presidente da Coopercafé, Jonas Lima. Foto: Bruno Vinícius/Assessoria Dep. Nicolau Júnior.

O presidente da autarquia explicou, ainda, que a desburocratização dá mais condições para os produtores conseguirem o licenciamento para exercer atividades de baixo impacto ou o próprio plantio em áreas consolidadas, conforme prevê a Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (Cemact) 02/2022, podendo também requerer a declaração ambiental para buscar linha de crédito junto às instituições bancárias.

“Com isso, quem ganha, com certeza, é o agricultor, pois facilita mais ainda para que ele possa buscar as instituições bancárias, e ter acesso a linhas de crédito. O Imac tem feito um trabalho de sensibilização, por meio da educação ambiental, porque somos um órgão fiscalizador, mas temos feito um trabalho diferenciado, o de chamar a sociedade, a nossa população, nossos agricultores para se regularizarem, evitarem as queimadas e o desmatamento”, acrescentou o presidente da autarquia.

Ainda como parte da agenda, Hassem visitou as instalações do Complexo Industrial do Café em Mâncio Lima. O local vai oportunizar aos cafeicultores emprego e renda aos cooperados e demais produtores.

No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado | Cidade AC News – Notícias do AcrePresidente do Imac, André Hassem, visitou o Complexo Industrial do Café, em Mâncio Lima. Foto: Rosângela Rocha/Imac.

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/Sem-titulo3-300×225.jpg6765f0859ca6a.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/localimages/Sem-titulo3-1024×768.jpg6765f086035b9.jpg” class=”size-large wp-image-794988″ alt=”” width=”800″ height=”600″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Presidente do Imac, André Hassem, visitou o Complexo Industrial do Café em Mâncio Lima. Foto: Rosângela Rocha/Imac.

The post No Juruá, Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo