sexta-feira, 5 dezembro, 2025

No Feirão do Imposto, Jarude defende corte de gastos e menos tributos para aliviar bolso dos acreanos

Sabe aquela geladeira, item básico em uma casa, que o acreano paga em média em uma simples, cerca de R$ 1.600? Sem imposto, ela sairia por aproximadamente R$ 1.119. Surpreso? Pois é… esse é um exemplo de como os impostos impactam seu bolso.

O deputado estadual Emerson Jarude (NOVO) visitou, na manhã deste sábado, 31 de maio, o Feirão do Imposto, o maior movimento de conscientização tributária do Brasil.

Quem passa pela Praça de Alimentação do Via Verde Shopping, em Rio Branco, pode refletir de perto sobre o peso dos impostos no dia a dia. Com o tema “Menos siglas, mais impostos? No final, a conta é sua”, o evento segue até às 22h e tem como objetivo abrir os olhos da população para o impacto da carga tributária nos preços dos produtos e, consequentemente, na vida de dos acreanos.

O Feirão do Imposto é uma ação nacional promovida pela Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários) e ocorre simultaneamente em várias cidades do país. Em Rio Branco, a organização é do Conselho de Jovens Empresários (CONJOVE), do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) com apoio de Jarude.

O deputado destacou a importância de levar esse debate para perto da população que hoje paga impostos demais, enquanto tem serviços de menos.

“Isso reflete claro no poder de consumo do cidadão. Então, iniciativas como essa do Feirão do Imposto, são fundamentais para a gente mudar essa realidade”, afirmou o parlamentar.

Jarude relembrou que itens básicos, como feijão, arroz e açúcar, possuem mais de 19% só de imposto. Esse cenário pesa, especialmente, para as famílias mais vulneráveis e por isso tem defendido na Assembleia Legislativa, a redução dos impostos. Mas, para isso, destaca que é necessário primeiro enxugar os gastos do Estado.

“Por vezes eu denuncio jantares luxuosos, contratação de jatinho e uma série de outras coisas que, infelizmente, são pagos através dos nossos impostos. Infelizmente, muitas vezes não temos acesso à educação de qualidade, não temos água tratada, nem saneamento básico. E tudo isso deveria vir dos impostos que pagamos. Além disso, o brasileiro trabalha em média cinco meses e meio só para pagar impostos. E quando precisa de um serviço público, muitas vezes tem que pagar de novo, contratando plano de saúde, escola particular ou segurança”, frisou.

O Feirão do Imposto tem exatamente essa missão: fazer com que o cidadão entenda que os impostos não são apenas números invisíveis na nota fiscal, mas sim dinheiro que poderia estar retornando em saúde, educação, segurança e qualidade de vida.

O post No Feirão do Imposto, Jarude defende corte de gastos e menos tributos para aliviar bolso dos acreanos apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo