sexta-feira, 16 maio, 2025
27.6 C
Rio Branco

Não acredito ser necessária uma recessão para controlar a inflação no país, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (20) que não é preciso causar uma recessão no Brasil para debelar a inflação. Ele afirmou que controlar o aumento de preços é tarefa do governo e do Banco Central (BC), que vão agir para chegar ao alvo. Segundo Haddad, o governo tem compromisso com o resultado primário zero e vai perseguir o objetivo.

 

“Eu não acredito que você precisa de uma recessão para baixar a inflação no Brasil, não acredito nisso”, disse Haddad, no programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC. “Eu acho que você consegue administrar a economia de maneira a crescer de forma sustentável, sem que a inflação saia do controle.”

O ministro afirmou que as equipes do governo e do BC fizeram um esforço grande para construir uma relação institucional. Ele disse que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma “experiência inédita” com uma transição de dois anos no BC, devido à autonomia operacional da autarquia.

“É uma experiência inédita que aconteceu, e eu acredito que nós procuramos fazer da melhor maneira possível, com todas as divergências que surgiram e tudo mais, nós procuramos fazer da maneira mais civilizada possível, e concluímos esse processo de maneira êxito”, disse.

A lei de autonomia da autoridade monetária estabeleceu mandatos para presidente e diretores, sendo que o do chefe da autarquia só termina dois anos depois de iniciado o mandato do presidente da República. Por isso, Roberto Campos Neto, indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, comandou o BC até dezembro do ano passado.

“Agora, nós temos uma diretoria que ainda conta com dois diretores do governo passado. Então é uma transição que, na verdade, não é nem de dois anos, é maior”, acrescentou, referindo-se aos diretores do BC de Política Econômica, Diogo Guillen, e de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e cujos mandatos vão até dezembro deste ano.

 

Mais Lidas

Edvaldo destaca trabalho da Defensoria em defesa de posseiros ameaçados de expulsão por projetos de crédito de carbono

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou o trabalho...

Delegações russa e ucraniana abandonam Istambul

As delegações russa...

Bolsas de R$ 2 milhões e relógios exclusivos: O estilo opulento de Georgina Rodríguez companheira do astro Cristiano Ronaldo

Georgina Rodríguez, companheira do astro Cristiano Ronaldo, não passa...

Polícia prende irmão de líder de facção na Sobral condenado por tráfico; veja o vídeo

Na manhã desta sexta feira (16), investigadores da delegacia...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo