sábado, 12 abril, 2025
31.3 C
Rio Branco

Mulheres egressas, pré-egressas e monitoradas do sistema prisional participam de encontro sobre empreendedorismo

Com colaboração de Gabrielly Martins

Com intuito de promover a ressocialização e a independência financeira, mulheres egressas e pré-egressas do sistema prisional, acompanhadas pela Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), participaram da palestra Empreender é Libertador, realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre, nesta quinta-feira, 27, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidado da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Vanessa Rosella, e a empresária Iris Tavares foram as responsáveis pelo evento.

Mulheres se inspiram em trajetória de empreendedorismo de empresária. Foto: Antonio Moura/Iapen

Entre as mais de 60 mulheres que estavam no local, S.C.S. explicou que gosta de moda e sonha em montar o próprio negócio nesse ramo. Ouvir o relato a incentivou a correr atrás do seu sonho: “Escutando a gente crê que vai dar certo”.

Palestra motiva mulheres egressas, pré-egressas do sistema prisional e monitoradas. Foto: Antonio Moura/Iapen

Iris Tavares relatou que se sente feliz em poder compartilhar sua história e, assim, inspirar outras mulheres: “Eu sou de uma família muito humilde, nasci num quarteirão, minha mãe era lavadeira, e eu protagonizei a minha história. Hoje o que eu gosto é de compartilhar isso para poder inspirar”.

Vanessa Rosella explicou que a participação da Semulher ajuda essas mulheres por meio do programa Impacta Mulher, que oferece cursos de qualificação profissional: “Sabemos que as mulheres que passam pelo sistema do cárcere muitas vezes são desassistidas, sem oportunidade, que não levaram à frente a questão dos estudos e são essas que precisam de oportunidades para serem inseridas no mercado de trabalho”.

Mulheres egressas, pré-egressas do sistema prisional e monitoradas participam de encontro sobre empreendedorismo. Foto: Antonio Moura/Iapen

A Semulher viabilizou, ainda, a participação do grupo nos cursos profissionalizantes disponibilizados pela instituição, em busca de fomentar a autonomia econômica das mulheres.

O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício Silva, falou sobre a oportunidade que as mulheres presentes no evento tiveram ao participar: “O Iapen tem um olhar diferente, positivo, para ações como essa, que busca trazer conhecimento, oportunidades, qualificação profissional, abrindo portas para as mulheres que estão aqui”.

The post Mulheres egressas, pré-egressas e monitoradas do sistema prisional participam de encontro sobre empreendedorismo appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Madonna e Elton John fazem as pazes após anos de rivalidade pública

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Após anos de...

Meghan Markle se desculpa após não conseguir atender demanda de pedidos de empresa

MARIA PAULA GIACOMELLISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A marca...

Palmeiras joga Libertadores, e Doncic volta a Dallas; veja destaques do esporte na TV

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A quarta-feira (9) é...

Espanhóis miram soja brasileira após tarifaço de Trump e veem tendência na Europa

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A possível inclusão da soja...

No STF, Fachin suspende pagamento de R$ 233 mi a advogado em acordo da Vale com indígenas

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo