O promotor Francisco Maia, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), esteve na manhã desta quinta-feira (27), nas dependências do Parque de Exposições local onde está instalado o Parque Abrigo para atender às famílias vítimas da cheia do rio Acre. Por quase 20 dias cerca de 140 famílias estiveram abrigadas.

O promotor disse que essa já é a quinta alagação seguida que os rio-branquenses passam e com isso, a gestão pública vem dando o suporte necessário aos afetados. Ele aproveita para parabenizar o desempenho da prefeitura na condução do Parque Abrigo.
“A Prefeitura está maravilhosa como sempre e está junto em todos os momentos que o Ministério Público solicitou para que se fizessem reparos. Nós queremos também, agradecer a iniciativa privada. Sabemos que alguns empresários estiveram aqui. Agradecemos a todos eles. E isso é próprio de nós acreanos, sermos solidários.”

Durante os quase 20 dias de acolhimento no Parque de Exposições, a Prefeitura de Rio Branco, por meio de suas secretarias, buscou levar aos afetados pelo transbordamento do rio Acre, uma assistência digna.
Alimentação de qualidade, boxes com dois ambientes, entrega de produtos de higiene, oferta de serviços de saúde e espaço próprio para o cuidado dos animais de estimação. Esse foi o compromisso da gestão com os abrigados.
Segundo Ivan Ferreira, diretor da Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com o retorno das famílias para suas casas, o auxílio do Município não finaliza, ao saírem do Parque Abrigo, as pessoas recebem uma cesta básica acompanhada de um kit limpeza.

“Sabemos que ao passar mais de 20 dias aqui no Parque de Exposição, as famílias já estão muito ansiosas para voltarem para as suas casas e estamos aqui fazendo esse retorno com segurança, seguindo a orientação do nosso prefeito e de todas as secretarias que estão envolvidas, para podermos entregar todos de volta para seus lares”

Para Maria Inês dona de casa, o sentimento de finalmente voltar para seu lar é ímpar, mas não deixa de dar o reconhecimento dos cuidados oferecidos pela prefeitura durante os dias de acolhimento no Parque Abrigo.
“Assim que chegamos, fomos bem atendidos e tudo foi acompanhado pelo Ministério Público. Estou aqui com a minha família, meus filhos e nora, nas duas alagações seguidas que precisamos vir para cá, fomos bem tratados.”
Antônio Rufino, morador do Taquari que também deixou o Parque, agradece pela atenção e a facilidade de unir vários serviços em um só lugar.
“Atendimento muito bom de todas as classes, desde os médicos e enfermeiros, até os atendentes. Tudo que tínhamos direito aqui nós fomos atendidos. Os bichinhos também vão sair daqui vacinados, os dois”.