quinta-feira, 4 dezembro, 2025

MP investiga desmate ilegal de 52 hectares em área de reserva no interior do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar o desmatamento de 52,81 hectares de floresta nativa em área de reserva legal no interior do estado.

A área desmatada está localizada em uma propriedade rural na Rodovia AC-90, no km 100, sentido Rio Branco/Rio Iaco, ramal do Daniel. A infração foi constatada por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a operação Amazônia Verde Supes II, em vistorias realizadas nos dias 15 e 17 de maio de 2023.

De acordo com o Ministério Público, o desmate ocorreu sem a devida licença ambiental expedida por órgão competente, o que configura, em tese, crime ambiental previsto no artigo 50 da Lei nº 9.605/98, que trata de infrações contra o meio ambiente.

A apuração tem como base documentos encaminhados pelo Ibama e foi precedida por uma notícia de fato instaurada em 2023, que, segundo o MP, ainda não havia sido concluída devido à necessidade de novos elementos comprobatórios.

O procedimento investigatório foi formalizado em portaria assinada no dia 22 de janeiro pela Promotoria de Justiça responsável. Entre as medidas previstas estão o cadastramento do caso no sistema interno do MP, a juntada de documentos e a análise jurídica das providências cabíveis, judiciais ou extrajudiciais.

O nome do proprietário da área sob investigação é mantido sob sigilo pela reportagem por não haver condenação judicial até o momento. O Ministério Público informou que o caso seguirá em apuração.

O post MP investiga desmate ilegal de 52 hectares em área de reserva no interior do Acre apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo