Na última semana, 09, foi realizada uma inspeção nas obras do Hospital Geral de Sena Madureira, pela Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira, acompanhada pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), e pelo Secretário Estadual de Saúde, Pedro Pascoal.
Também estiverem presentes a Diretora do Hospital Geral, Nildete Lira, além de médicos.
A inspeção, solicitada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, visa constatar o atual estágio das obras da reforma do Hospital Geral, tendo-se em vista a necessidade de reinauguração da obra, já com as garantias de atendimento qualitativo para a população.
A diligência foi motivada por denúncias de vereadores de Sena Madureira diretamente ao MP, destacando que o Projeto inicial da reforma teria sido alterado, causando prejuízos à sociedade senamadureirense.
Cite-se que em novembro de 2024, o NAT do MPAC elaborou o Relatório Técnico nº 629/2024, onde já havia constatado que o Centro Cirúrgico e o Centro de Emergência se encontravam em estado de “abandono”.
Após, o MP manifestou-se em Ação Civil Pública, onde não houve resposta tempestiva por parte do Estado.
Na ocasião, ficou acertada a reinauguração da ala de enfermaria do Hospital Geral João Câncio Fernandes, com a readequação do fluxo de atendimento em instalações provisórias, até que o Centro Cirúrgico e o Centro de Emergência sejam devidamente concluídos, com a previsão para março de 2026.
Em contato com o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, o mesmo confirmou que novas Inspeções deverão ser realizadas no local, nos próximos meses, visando assegurar o melhor atendimento à sociedade.