quarta-feira, 20 agosto, 2025
25.3 C
Rio Branco

Moraes pede parecer da PGR em 5 dias sobre prisão domiciliar de Collor

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu nesta quarta-feira (30) que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre o pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Fernando Collor.

 

A defesa do político pede o benefício por considerar que a prisão de Collor (75 anos) pode agravar seus problemas de saúde. Um laudo médico incluído no processo mostra que o ex-presidente trata as doenças de Parkinson, apneia do sono grave e Transtorno Afetivo Bipolar.

O relatório médico assinado por profissional de saúde do presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL), diz que o sistema prisional alagoano tem condições de manter o tratamento de saúde de Collor.

O documento ressalta a importância de se observar a idade de Collor e uma possível piora no quadro psiquiátrico do ex-presidente. O político faz uso diário de oito remédios -a maior parte são antidepressivos.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá cinco dias para se manifestar sobre a prisão domiciliar humanitária. Moraes só deve decidir o destino de Collor após receber a posição da PGR.

Fernando Collor está preso desde sexta-feira (25). Ele foi condenado a oito anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O processo contra o ex-presidente se encerrou na segunda-feira (28) após o Supremo rejeitar o último recurso da defesa do político.

Ele foi acusado pela PGR de receber R$ 20 milhões em propina para garantir a assinatura de contratos fraudulentos da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, com a construtora UTC. Os crimes ocorreram de 2010 a 2014.

Mais Lidas

EUA cancelam vistos de brasileiros ligados ao Mais Médicos: crise expõe Cuba, OPAS e governo brasileiro

Decisão atinge ex-integrantes do Ministério da Saúde e reacende...

Senador questiona formação de advogada indicada por Lula, e ela rebate em sabatina

Verônica, indicada ao Superior Tribunal Militar, foi pressionada sobre...

Banco do Brasil na corda bamba com inadimplência recorde no agronegócio

Maior financiador do setor rural enfrenta calote histórico em...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo