terça-feira, 10 fevereiro, 2026

Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias


Logo Agência Brasil

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apresentou nesta terça-feira (10) um atestado médico com a recomendação de afastamento por 90 dias por motivos psiquiátricos. O magistrado, de 68 anos, responde a uma acusação de importunação sexual feita por uma jovem de 18 anos. Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias | Cidade AC News – Notícias do AcreMinistro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias | Cidade AC News – Notícias do Acre

Na manhã desta terça (10), os ministros do STJ fazem uma segunda reunião extraordinária na qual devem discutir o caso. A sessão ocorre a portas fechadas, um dia depois de Buzzi ter enviado aos colegas uma carta em que defende sua inocência. 

Notícias relacionadas:

“Jamais adotei conduta que envergonhasse a família ou maculasse a magistratura”, diz o ministro na mensagem. “Esse histórico não é invocado como prova de inocência, mas como elemento relevante de coerência biográfica, o que clama por cautela redobrada na apreciação das graves acusações”, acrescenta o texto. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Denúncias

Na segunda (9), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou ter recebido uma segunda denúncia de importunação sexual contra Buzzi.

A primeira, recebida na semana passada, é de uma jovem de 18 anos, filha de um casal de amigos do ministro, que o acusa de tentar agarrá-la durante um banho de mar.

O episódio teria ocorrido no mês passado, quando o ministro, a jovem e seus pais passavam férias em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A mulher prestou depoimento à Polícia Civil e ao CNJ. Uma investigação criminal também foi aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Buzzi possui prerrogativa de foro em razão do cargo. 

O STJ, por sua vez, abriu uma sindicância para apurar o caso. Em seguida, Buzzi apresentou um primeiro atestado médico, após ter sido internado em um hospital de Brasília. Ele segue afastado e, agora, pede ampliação da licença.

Confira abaixo a íntegra a carta enviada por Buzzi aos demais ministros do STJ:

Caros colegas,

Muito impactado com as notícias veiculadas e também por me encontrar internado em hospital, sob acompanhamento cardíaco e emocional, até o momento estive calado. 

De modo informal soube de fatos contra mim imputados, os quais igualmente repudio.

Tudo está causando mágoas às pessoas da minha família e convivência.

Creio que nos procedimentos já instauradas demonstrarei minha inocência. 

Tenho quase 70 anos de idade, trajetória pessoal e profissional ilibadas, casamento feliz, de 45 anos, que frutificou três filhas amorosas e minha família está coesa ao meu lado.

Jamais adotei conduta que envergonhasse a família ou maculasse a magistratura. 

Esse histórico não é invocado como prova de inocência, mas como elemento relevante de coerência biográfica, o que clama por cautela redobrada na apreciação das graves acusações. 

Sem ainda compreender as razões das imputações feitas, lamento todo esse grande sofrimento e também desgaste da nossa Corte, revelando que estou submetido a dor, angústia e exposição que ninguém desejaria vivenciar.

De consciência tranquila, mas alma muitíssimo agitada, ante a prematura divulgação de informações, agradeço aqueles que me franquearam o benefício da dúvida. Confio que, por meio de apuração técnica e imparcial, os fatos serão plenamente esclarecidos.

 

Mais Lidas

Senador apresenta projeto para tentar barrar homenagem a Lula com verba pública no Carnaval

O senador Bruno Bonetti (PL-RJ) protocolou nesta segunda-feira (9/02),...

Equipe de Beta Whately confirma fim de relacionamento com Rubinho Barrichello

*]:pointer-events-auto scroll-mt-(--header-height)" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="de8ab807-589d-4909-90d0-7279d3a01c2f" data-testid="conversation-turn-89" data-scroll-anchor="false" data-turn="user"> *]:pointer-events-auto scroll-mt-"...

Polícia não localiza donos de academia em SP onde professora morreu em piscina

Os donos da academia C4 Gym, no Parque São...

Gracyanne fala do convívio com mãe e filha caçula de Belo, que moram com ela: “Estou feliz”

Gracyanne Barbosa se separou de Belo, após 16 anos...

Virginia Fonseca intensifica treinos após provar fantasia da Grande Rio: “Haja ombro”

*]:pointer-events-auto scroll-mt-(--header-height)" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="d557cf79-ed33-43dd-8859-2741e78d7163" data-testid="conversation-turn-77" data-scroll-anchor="false" data-turn="user"> *]:pointer-events-auto scroll-mt-"...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo