quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Ministro cobra medidas rigorosas após outro vazamento da Vale em MG

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou que medidas rigorosas sejam adotadas de forma imediata pela Agência Nacional de Mineração após o segundo vazamento em minas da Vale em Minas Gerais. Silveira pediu uma solução efetiva para a situação depois do extravasamento de água registrado na mina de Viga, na cidade de Congonhas, neste domingo (25).Ministro cobra medidas rigorosas após outro vazamento da Vale em MG | Cidade AC News – Notícias do AcreMinistro cobra medidas rigorosas após outro vazamento da Vale em MG | Cidade AC News – Notícias do Acre

O incidente ocorreu menos de 24 horas após um vazamento de lama na mina de Fábrica, localizada na divisa entre Ouro Preto e Congonhas. O ministro cobrou, inclusive, a interdição da operação, se necessário, para garantir a segurança das comunidades locais e a proteção do meio ambiente.

Silveira determinou:

  • a abertura de processo para apuração das responsabilidades; e
  • o acionamento dos órgãos federais, estaduais e municipais para fiscalização e eventual aplicação de penalidades.

O ministro também ordenou a adoção de medidas cabíveis para reparação de possíveis danos materiais, ambientais e pessoais.

⏩ Ouça também: Vale suspende operação em minas de Fábrica e Viga após vazamentos

O que diz a Prefeitura

A prefeitura de Congonhas afirmou que os incidentes nas minas causaram prejuízos ambientais ao município e decidiu suspender provisoriamente o alvará de funcionamento da Vale. É o que explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, João Luís Lobo:

“A prefeitura, a Defesa Civil e todos os seus órgãos estão atentos para essa situação e também iremos cobrar das empresas uma resposta rápida, a suspensão possível dos alvarás dessas empresas até que todas as medidas sejam tomadas. E fica aqui mais uma vez nossa preocupação, né? Sete anos após o rompimento em Brumadinho, a empresa, a Vale, omitindo informações muito importantes que para nós agirmos de forma rápida tem que chegar rápido para nós, e isso não aconteceu por duas vezes no mesmo dia”, diz.

O Ministério Público de Minas Gerais informou que está acompanhando o caso e já solicitou informações às equipes das defesas civis estadual e dos municípios atingidos.

O que diz a Vale

A Vale comunicou que os extravasamentos de água nas duas minas foram contidos, que ninguém ficou ferido e que a população e as comunidades próximas não foram afetadas.

De acordo com a empresa, nenhuma das duas ocorrências tem relação com as barragens da Vale na região, que seguem sem alterações em suas condições de estabilidade e segurança, e as causas dos dois extravasamentos estão sendo apuradas.

2:22

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo